Artrose severa: conheça 4 sinais que indicam necessidade de cirurgia
Considerada como uma das doenças mais incapacitantes, a artrose dá indícios quando precisa de cuidados além dos paliativos
atualizado
Compartilhar notícia
A artrose severa é um quadro de saúde degenerativo e irreversível que acomete grandes articulações, como os joelhos. Em casos mais graves, as cirurgias de substituição da articulação por próteses ortopédicas são mais eficazes para dar fim à dor e demais condições que atrapalham a qualidade de vida dos pacientes.
As indicações para cirurgia de artrose, chamada artroplastia de joelho, são feitas somente por médicos especialistas. No entanto, existem alguns sinais de que a situação exige que o paciente procure orientação profissional. O ortopedista Moisés Cohen explica que a artrose severa atrapalha a qualidade de vida dos pacientes.
“Os sintomas de artrose do joelho diminuem a qualidade de vida para as atividades diárias e interferem na motivação do paciente. Isso indica que chegou a hora de fazer a cirurgia, hoje extremamente facilitada pelo emprego da robótica”, afirma o Cohen.
Saiba identificar 5 sinais que indicam a necessidade de cirurgia no joelho:
1. Dores persistentes
Um dos principais e mais incômodos sintomas apresentados por pacientes que sofrem de artrose são as dores no joelho. Elas podem começar aos poucos, de forma leve, sem frequência diária, até que chegam ao ponto de recorrência persistente e se tornam praticamente insuportáveis.
2. Falta de mobilidade
Com o passar do tempo, além das dores, a artrose provoca rigidez nas articulações. Tal condição restringe a autonomia e influencia diretamente na qualidade de vida do paciente, que passa a ser incapaz de realizar até mesmo as atividades corriqueiras do dia a dia.
Conversar com um ortopedista pode ajudar a encontrar alternativas que amenizem a situação. Em casos severos, a artroplastia de joelho pode ser indicada, desde que o estado geral de saúde permita o procedimento.
3. Lesões antigas pioram
Lesões antigas podem voltar a dar sinais de comprometimento da articulação. A depender do tipo de lesão e dos procedimentos realizados para curá-la, o acompanhamento de rotina é imprescindível.
4. Cuidados paliativos não fazem efeito
Pacientes já diagnosticados com a artrose são direcionados, na maioria dos casos, para tratamento paliativos que ajudam a amenizar e postergar a evolução da doença. Fisioterapias, uso de anti-inflamatórios, analgésicos, pomadas e infiltrações são alguns deles.
Entretanto, quando a artrose atinge níveis severos, a melhor alternativa para esses pacientes costuma ser a cirurgia de substituição do joelho.