metropoles.com

Artrose: estimular movimentos diminui dores

Através de treinamento físico é possível fortalecer as articulações e reduzir os impactos da artrose, a doença mais prevalente no mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Foto colorida mostra mulher segurando o joelho - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra mulher segurando o joelho - Metrópoles - Foto: GettyImages

São pelo menos 30 milhões de brasileiros vivendo com artrose, segundo o Ministério da Saúde. Esta é a doença mais prevalente em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% das pessoas acima dos 50 anos de idade já apresentam algum grau de degeneração de suas articulações. Se for analisada a faixa etária dos 70 a 75 anos, essa taxa sobe para 80%.

A artrose é um processo de degeneração da cartilagem das articulações, principalmente na região das mãos, dos joelhos e dos quadris. A condição costuma aparecer em pessoas acima de 50 anos. Ao afetar as cartilagens, que são os tecidos que protegem as articulações, e gerar o desgaste, aumenta o atrito entre os ossos, o que provoca dor, desconforto, deformações e inflamações, e pode dificultar ou até mesmo impossibilitar movimentos.

E são justamente esses movimentos que podem trazer a solução para esses sintomas — o treinamento 3Dimensional é um exemplo disso. A técnica traz como essência o tratamento de dores por meio dos movimentos, com foco na reabilitação e descoberta das causas daquela dor, levando diversos fatores em consideração, inclusive os emocionais.

“Se é possível ter um equilíbrio, um padrão de movimento tão bom, o joelho vai começar a funcionar muito melhor e o fato dele funcionar melhor não agravará mais o problema da cartilagem, não gerará mais dor e a pessoa consegue agora viver com artrose, não mais contra ela, como se ela nem a tivesse”, diz  o personal trainer Samorai, especialista em movimentos, performance, treinamento 3Dimensional e fundador do Instituto de Performance Samorai.

Saiba mais sobre este treinamento no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?