metropoles.com

Artrite: inflamação das articulações pode resultar em deformidades

Doença pode ter várias causas. Pacientes sentem inchaço, vermelhidão, dor e dificuldade de movimentar a parte do corpo afetada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jose Luis Pelaez Inc, Getty Images
artrite
1 de 1 artrite - Foto: Jose Luis Pelaez Inc, Getty Images

A inflamação de articulações, mais conhecida como artrite, pode ser ocasionada por diversos fatores, entre eles trauma, queda, infecções por bactérias, vírus e fungos, alguns tipos de câncer e doenças reumatológicas. A maioria dos pacientes sente inchaço, vermelhidão, dor e dificuldade de movimentar a parte do corpo afetada. Em algumas situações há a ocorrência de febre.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o diagnóstico é feito quando há pelo menos quatro dos fatores citados se repetindo em um intervalo de seis semanas. Ainda assim, exames de sangue e imagem são solicitados. Os fatores de risco incluem histórico familiar, lesões anteriores e excesso de peso, que acaba sobrecarregando joelhos e quadril. Segundo o médico reumatologista Emílio Weingraber, que atende no Hospital Dona Helena, em Santa Catarina, há fatores de risco, a exemplo do tabagismo ou de doenças autoimunes.

A artrite é mais frequente em mulheres e idosos. Uma das formas mais comuns é a artrite reumatóide, doença autoimune, degenerativa e crônica, que tem desdobramentos severos, como deformidades irreversíveis causadas pela destruição progressiva da membrana que recobre as articulações.

A prevenção e o tratamento dependem da causa da doença, mas fisioterapia e terapia ocupacional contribuem para que o paciente possa exercer as atividades rotineiras. “O tratamento para artrite pode variar de antibióticos para infecções bacterianas até medicamentos imunossupressores para doenças reumatológicas. Inflamações causadas por infecções virais, bacterianas e câncer podem ter cura. Nos demais casos, o tratamento tenta controlar a inflamação e evitar deformidades no futuro”, finaliza o reumatologista Emílio Weingraber.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?