Artrite: inflamação das articulações pode resultar em deformidades
Doença pode ter várias causas. Pacientes sentem inchaço, vermelhidão, dor e dificuldade de movimentar a parte do corpo afetada
atualizado
Compartilhar notícia
A inflamação de articulações, mais conhecida como artrite, pode ser ocasionada por diversos fatores, entre eles trauma, queda, infecções por bactérias, vírus e fungos, alguns tipos de câncer e doenças reumatológicas. A maioria dos pacientes sente inchaço, vermelhidão, dor e dificuldade de movimentar a parte do corpo afetada. Em algumas situações há a ocorrência de febre.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o diagnóstico é feito quando há pelo menos quatro dos fatores citados se repetindo em um intervalo de seis semanas. Ainda assim, exames de sangue e imagem são solicitados. Os fatores de risco incluem histórico familiar, lesões anteriores e excesso de peso, que acaba sobrecarregando joelhos e quadril. Segundo o médico reumatologista Emílio Weingraber, que atende no Hospital Dona Helena, em Santa Catarina, há fatores de risco, a exemplo do tabagismo ou de doenças autoimunes.
A artrite é mais frequente em mulheres e idosos. Uma das formas mais comuns é a artrite reumatóide, doença autoimune, degenerativa e crônica, que tem desdobramentos severos, como deformidades irreversíveis causadas pela destruição progressiva da membrana que recobre as articulações.
A prevenção e o tratamento dependem da causa da doença, mas fisioterapia e terapia ocupacional contribuem para que o paciente possa exercer as atividades rotineiras. “O tratamento para artrite pode variar de antibióticos para infecções bacterianas até medicamentos imunossupressores para doenças reumatológicas. Inflamações causadas por infecções virais, bacterianas e câncer podem ter cura. Nos demais casos, o tratamento tenta controlar a inflamação e evitar deformidades no futuro”, finaliza o reumatologista Emílio Weingraber.