Arrancou um dente? Veja o que comer após uma extração dentária
O cirurgião-dentista Paulo Zahr separou algumas dicas de alimentos que ajudam na cicatrização durante a realização de um implante dentário
atualizado
Compartilhar notícia
Saber o que comer após a extração de um dente ou um implante dentário é primordial. O alimento é capaz de influenciar no resultado do procedimento. É normal que existam dúvidas a respeito do que pode ser consumido, uma vez que os resíduos podem prejudicar a cicatrização.
Nas primeiras 48 horas, são indicados alimentos pastosos, macios, frios e líquidos. É essencial seguir as orientações de um especialista
O cirurgião-dentista Paulo Zahr, presidente da OdontoCompany, separou algumas dicas de alimentos para ingerir após uma extração ou um implante dentário. Confira a seguir:
1. Ovo cozido
“É um alimento rico em proteínas e é capaz de contribuir na recuperação do tecido lesionado, visto que proporciona sensação de saciedade. Além disso, o ovo não tenciona o local da cirurgia, pois sua textura é macia”, comenta Zahr.
2. Mingau
É o alimento ideal para ser consumido após o implante dentário, pois apresenta uma consistência mais líquida e, consequentemente, não agride a região lesionada. É recomendado ingeri-lo na temperatura fria ou morna.
3. Sopa fria
É indicada com unanimidade pelos profissionais de odontologia, pois apresenta diversos nutrientes e pode ser ingerida de forma pastosa ou mais líquida. No preparo, é fundamental cozinhar bastante as verduras inseridas e evitar o alimento quente.
4. Frutas
São uma excelente alternativa, pois, além de apresentarem diversas vitaminas, são alimentos que podem ser consumidos em temperatura ambiente. A banana, por exemplo, é uma opção que pode ser amassada e ingerida com facilidade. Já as frutas duras, como maçã e caqui, devem ser evitadas”, afirma o cirurgião-dentista.
5. Gelatina
É uma boa alternativa de sobremesa, pois tem textura macia e é consumida fria, sendo fácil de mastigar após o procedimento dentário. Além do mais, apresenta diversos benefícios para a saúde do paciente, visto que contribui na digestão e é rica em colágeno.
6. Pão amolecido com leite
“O pão é um alimento que causa saciedade e, embora alguns tipos apresentam uma textura mais dura, como francês, ao molhar no leite fica amolecido e é uma ótima possibilidade de refeição após o implante”, finaliza Zahr.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.