metropoles.com

Aprenda três maneiras de melhorar a saúde da sua microbiota intestinal

Variedade e quantidade de bactérias benéficas no intestino estão relacionadas a várias doenças e influenciam no sistema imunológico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TLFurrer/istock
ilustração de intestino
1 de 1 ilustração de intestino - Foto: TLFurrer/istock

Nos últimos anos, a ciência avançou muito para entender como as bactérias que moram no intestino humano se relacionam com a saúde do corpo. Relações entre a microbiota intestinal e obesidade, depressão, asma, alergias, doenças autoimunes, chikungunya e até o sucesso do tratamento contra o câncer já foram encontradas.

Os micro-organismos influenciam o funcionamento do sistema imunológico, ajudam a sintetizar vitaminas, curar feridas e matar patógenos. Ainda assim, muito sobre o assunto ainda segue sendo um mistério. Até o momento, a principal recomendação dos médicos é apostar no que for possível para aumentar a variedade e a quantidade de bactérias benéficas.

Mas como começar a construir um intestino saudável e variado? Confira algumas dicas:

Adote um cachorro

Estudos mostram que conviver com um animal pode aumentar a variedade de bactérias no intestino humano. Os cachorros são as melhores opções — só cuidar do cão já é suficiente para trocar bactérias que podem ser beneficiais para a saúde.

“Também temos um microbioma nos nossos prédios e no ar ao redor. Pesquisas sugerem que o microbioma rural tem um pouco mais de variedade, além de ser melhor para a saúde dos pulmões”, explica a professora Sheena Cruickshank, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, em entrevista à CNN Internacional.

Diminua o estresse

O cortisol, o hormônio do estresse, torna o intestino mais permeável, permitindo que os micro-organismos (bons e ruins) entrem na corrente sanguínea. Quando as bactérias ruins deixam o órgão, o sistema imunológico é ativado, o que desencadeia uma inflamação no corpo inteiro.

Aumente a variedade de alimentos na dieta

Comidas com muita fibra são ótimas opções para quem quer melhorar a saúde do intestino — elas não são bem digeridas no estômago e só são consumidas pelas bactérias do microbioma, servindo de alimento para os micro-organismos. Alimentos fermentados também ajudam, pois são ricos em bactérias vivas.

A maior preocupação dos especialistas é com pessoas que seguem dietas de restrição alimentar, ou que comem muitas opções gordurosas.

“Se você tem uma dieta variada, cheia de frutas e vegetais, isso dá ao intestino coisas diferentes para digerir e aproveitar. Esta é a coisa mais simples que podemos fazer pelo intestino”, diz Sheena.

Probióticos servem para alguma coisa?

Apesar de serem indicados para pessoas que tomaram antibióticos com o intuito de levar boas bactérias para o intestino, a ciência ainda não tem certeza se os probióticos realmente são efetivos para melhorar a saúde do intestino.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?