Ora-pró-nobis: aprenda a fazer receita que pode substituir manteiga
Pasta elaborada a partir das folhas de ora-pró-nobis pode ser uma opção para variar em combinações que levam manteiga
atualizado
Compartilhar notícia
Embora seja a companhia perfeita para um pãozinho, a manteiga deve ser consumida com moderação. Ela possui grande quantidade de gordura saturada, o que não é bom para a saúde cardíaca. Por isso, é sempre bom estar atento a possíveis substitutos para o ingrediente.
Um dos mais saudáveis e que vem ganhando popularidade é a manteiga de ora-pro-nóbis (OPN), nome pelo qual ficou conhecida uma pasta temperada feita a partir das folhas da planta proteica. A receita foi compartilhada pelo médico integrativo Rodrigo Olmedo, de Campinas (SP), em suas redes sociais.
A ora-pro-nóbis é vendida in natura, como farinhas de folhas trituradas e em cápsulas, como suplemento. Com folhas ricas em proteína – de 17 a 29% da folhagem corresponde ao macronutriente -, a OPN também é rica em fibras e vitamina A, C e E.
A manteiga de ora-pro-nóbis contém uma quantidade de proteínas semelhante ou até superior à manteiga (1g para cada 100g da pasta) e sem o excesso de gordura.
Segundo Olmedo, a receita pode ser consumida por qualquer pessoa. “É um ingrediente vegano, sem glúten, bastante nutritivo e saboroso”, conta ele.
Como fazer a manteiga?
Segundo a receita compartilhada por Olmedo, a base da manteiga de ora-pro-nóbis são 15 gramas da planta (triturada ou fresca) e 100 gramas de sementes de girassol descascadas que ficaram de molho de um dia para o outro. O primeiro passo é bater as folhas com temperos variados, como salsa, cebolinha, alho e sal. Em seguida, acrescentar a semente de girassol que ficou de molho.
Para quem não quiser fazer a versão vegana, é possível substituir a semente na mistura por ricota ou cream cheese. Ao bater todos os ingredientes, se gera uma massa homogênea na qual se deve acrescentar um pouco de suco de limão, que dará cremosidade à pasta.
É opcional a inclusão de aproximadamente 50 ml de leite ou de azeite de oliva para tornar a manteiga de ora-pro-nóbis um pouco mais cremosa.
A manteiga pode ser armazenada na geladeira por até três dias.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!