Aprenda cinco receitas para montar uma ceia vegana
A hora da ceia é um dos grandes momentos das celebrações de Natal e Réveillon. Porém, o cardápio nem sempre é inclusivo para veganos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das principais características das celebrações de fim de ano é a mesa farta. Porém, para veganos e outras pessoas com restrições alimentares, o cardápio pode se tornar um grande desafio.
Os pratos tradicionais das ceias de Natal e Ano-Novo, na maioria das vezes, são feitos de carne ou levam produtos de origem animal na receita. Em alguns casos, é possível substituir ingredientes por componentes vegetais, sem prejudicar o prato original. Em outros, é preciso inovar.
A nutricionista Carolina Gimenez sugere criatividade na hora de buscar um prato principal, que contenha uma boa quantidade de proteínas. “Podemos pensar em assados de lentilha, bolinhos de grão de bico ou uma moranga recheada com palmito e cogumelo, por exemplo”, indica.
Já para os acompanhamentos, é possível criar versões de pratos tradicionais. A farofa, que geralmente leva bacon e ovo, pode ser substituída por uma opção com banana, por exemplo.
Memória afetiva
Especialista em nutrição vegetariana e vegana, Carolina salienta que é importante não desprezar a carga afetiva que o encontro familiar traz. “Acho mais interessante pensar em adaptar os pratos para versões veganas, mantendo as memórias afetivas deste ritual “, opina.
A nutricionista Manoella Campello concorda que, para os que têm apego afetivo aos pratos tradicionais, o ideal é adaptar o cardápio. Mas acrescenta que também é possível criar novas memórias a partir de outras de receitas.
“Uma das portas que o veganismo abre é a infinidade de possibilidades proporcionada pelas opções vegetais. Por isso, é legal tentar experimentar coisas diferentes e criar novas receitas que, quem sabe, serão tradição no futuro”, defende.
Se você está em dúvida sobre o que fazer para o jantar de fim de ano, confira algumas receitas para montar uma ceia vegana completa.
Arroz natalino
Ingredientes:
3 xícaras de caldo de legumes
1 fio de azeite
½ talo de alho-poró picado
1 xícara (chá) de arroz integral ou multigrãos
½ xícara (chá) de vinho branco
2 xícaras (chá) de água
Sal a gosto
½ xícara (chá) de damasco picado
½ xícara (chá) de amêndoas laminadas tostadas
Modo de preparo: refogue o alho-poró com azeite. Adicione o arroz e o vinho. Espere evaporar e coloque o caldo de legumes. Ajuste o sal e espere o arroz começar a secar. Quando secar, desligue o fogo e adicione os damascos picados.
Em uma frigideira, em fogo baixo, torre as lâminas de amêndoas mexendo sempre com um fio de azeite. Na hora de servir, use as amêndoas para decorar.
Farofa de banana
Ingredientes:
3 bananas-da-terra maduras e picadas
2 cebolas picadas em tiras
2 copos de farinha de mandioca em flocos grandes
50 ml de azeite ou 2 colheres de sopa de manteiga de coco
Cebolinha/salsa a gosto
Modo de preparo: refogue a cebola no azeite ou manteiga de coco até que fique bem transparente e soltinha. Junte as bananas picadas e mexa levemente para que dourem juntas. Acrescente a farinha e mexa com fogo já desligado. Para finalizar, salpique cebolinha a gosto.
Salpicão vegano
Ingredientes
1 xícara (chá) de cenoura ralada
1/2 xícara (chá) de maçã verde picada
1/2 xícara (chá) de milho em conserva
1/2 xícara (chá) de salsão bem picado
1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
1 xícara (chá) de cubinhos de batata cozidas
1 xícara (chá) de ervilha
1/2 xícara (chá) de uva passa
1 xícara (chá) de tofu defumado ralado
1/2 xícara (chá) de maionese vegana
1 colher (sopa) de mostarda
Suco de meio limão
1/2 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas
Sal e pimenta moída a gosto
Batata palha (opcional)
Modo de preparo: lave e pique os ingredientes conforme a descrição. Cozinhe os cubinhos de batata em água quente até ficarem macios. Para preparar o salsão, retire a casca com uma faca e depois pique bem.
Em uma vasilha grande, coloque a cenoura ralada, a maçã verde picada, o milho, o salsão, a azeitona picada, os cubinhos de batata cozidos, a ervilha, a uva passa e, se quiser, acrescente o tofu defumado ralado. Adicione a maionese vegana de sua preferência, a mostarda, o suco de limão, a salsinha e a cebolinha picadas e tempere com sal e pimenta moída a gosto. Misture bem, cubra com um plástico e leve à geladeira por pelo menos duas horas antes de servir.
Empadão de grão-de-bico
Ingredientes
200 ml de água
1/4 de xícara de água gelada;
1 colher de sobremesa de amido de milho;
3 colheres de sopa de azeite
50 g de azeitonas picadas
1 cebola picada
1 cenoura picada em cubos
Cúrcuma a gosto
40 g de farinha de arroz
1 colher de sopa de manteiga de coco
300 g de grão de bico cozido
150 g de palmito in natura picado
1 xícara de vagem cortada
Orégano e sal a gosto
Modo de preparo: para o recheio, refogue a cebola com azeite em uma panela média. Acrescente o palmito, a vagem e a cenoura e cozinhe com um pouquinho de água até ficar “al dente”. Dilua o amido de milho com uma xícara de água e adicione aos vegetais, mexendo em fogo médio até ficar bem transparente e espesso. Acrescente a azeitona, misture e desligue o fogo. Deixe o recheio esfriar enquanto faz a massa.
Para a preparação da massa, em um processador, coloque o grão-de-bico cozido, manteiga de coco, sal e cúrcuma e processe. Adicione a água e a farinha, aos poucos, e bata novamente até virar uma massa bem empelotada. Forre cinco potinhos (ou uma forma de vidro untada com azeite) de porcelana com a massa, recheie e cubra com mais massa. Leve ao forno por 30 minutos a 180 graus.
Rabanada
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de leite vegetal
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 pães do tipo francês (ou pão vegano de sua preferência)
1/4 de xícara (chá) de açúcar demerara
1/2 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de óleo vegetal e farinha de trigo para empanar
Açúcar e canela a gosto para polvilhar
Modo de preparo: em uma tigela, coloque o leite vegetal e a essência de baunilha, misture e reserve. Corte os dois pães franceses em fatias com cerca de 2 centímetros e molhe levemente no leite vegetal, escorrendo bem para sair o excesso de líquido. Não deixe as fatias muito molhadas, pois elas podem “derreter” quando fritar. Coloque farinha de trigo em um prato e empane as fatias umedecidas, batendo para tirar o excesso.
Em uma frigideira grande e antiaderente, coloque o açúcar, a canela, a água e o óleo vegetal, misture e deixe ferver. É importante deixar o fogo baixo. Assim que começar a borbulhar, coloque as fatias de pão e deixe-as fritando na calda por cerca de dois minutos. Vire-as para dourar do outro lado também. Verifique se os dois lados estão dourados e desligue. Para finalizar, polvilhe com açúcar e canela, ou só canela, a gosto.