Aprenda cinco passos para tratar as manchas de melasma
O melasma é um distúrbio de pele que costuma aparecer nas bochechas, testa, nariz, buço ou queixo e precisa de tratamento adequado
atualizado
Compartilhar notícia
Você já ouviu falar em melasma? De modo geral, a condição é caracterizada por manchas escuras no rosto, principalmente em áreas como queixo, bochechas, nariz, buço e testa. Todavia, ela também pode acometer outras regiões do corpo para além da face, surgindo nos braços, pescoço e colo, por exemplo.
Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ainda não há uma causa definida para o aparecimento do melasma, mas ele está relacionado ao uso de anticoncepcionais femininos, gravidez, questões hormonais e, sobretudo, à exposição solar — não apenas à luz ultravioleta, como também à visível. Outro ponto destacado pela entidade é que mulheres são mais propensas a ter as manchas, embora homens também possam apresentá-las.
Prevenção e tratamento são os maiores aliados contra esse distúrbio de pele. “Essas manchas são mais escuras e podem se agravar caso não sejam tratadas corretamente. Por isso, é muito importante tirar um tempo do nosso dia para tratá-las, clareá-las e impedir que voltem”, pontua a especialista em estética facial e corporal Luzia Costa.
5 passos para tratar as manchas do melasma
Confira algumas dicas elencadas pela profissional para pôr em prática no dia a dia e cuidar adequadamente das manchinhas!
1 – Mantenha o skincare em dia
Assim como todas as peles, essa também precisa de cuidados diários e específicos para manter-se limpa, hidratada, protegida e tratada. Além de escolher produtos adequados para o seu tipo de pele junto ao seu dermatologista, lembre-se que a rotina deve ser feita todos os dias.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.