metropoles.com

Aprenda a se proteger: fogos de artifício podem causar perda auditiva

Som alto é perigoso principalmente para quem está soltando os explosivos. Especialista alerta que lesão pode ser permanente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
KIN CHEUNG/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Ano novo tem tradicional show de fogos de artifício em Hong Kong
1 de 1 Ano novo tem tradicional show de fogos de artifício em Hong Kong - Foto: KIN CHEUNG/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Com o cancelamento das maiores festas de Réveillon por causa da pandemia de Covid-19, em 2020, a comemoração deve acontecer dentro de casa. Para marcar a chegada de um novo ano, os fogos de artifício são tradicionais e muitas pessoas pretendem organizar o próprio show de luzes.

Porém, o barulho dos fogos de artifício, principalmente o dos lançados por amadores, e o som alto das festas preocupam os fonoaudiólogos. Cristina Batista, especialista em audiologia e gerente de atendimento da Clínica ParaOuvir, explica que, dependendo da intensidade do trauma, pode acontecer uma perda auditiva permanente.

“Falamos de trauma acústico quando a pessoa é exposta a um som forte e abrupto. Os primeiros sintomas são dificuldade de escutar os sons do ambiente (principalmente os agudos) e pessoas falando, como se o ouvido estivesse tampado. Zumbido e tontura também estão entre os sinais comuns”, explica a fonoaudióloga. A gravidade dos sintomas é proporcional ao tamanho da lesão.

Quanto mais próximo da explosão dos fogos, maior a chance de sofrer com os efeitos do barulho, ensina Cristina. As pessoas que soltam os rojões são as que correm maior perigo. Para evitar problemas, o ideal é manter uma distância considerável da fonte da explosão e de caixas de som. Caso não seja possível, deve-se optar por filtros de proteção.

Caso os sintomas sejam leves, a perda auditiva pode ser temporária. Porém, em situações severas, o paciente pode perder parte da audição permanentemente, necessitando de prótese auditiva para tratar o problema. De toda forma, é importante procurar um médico otorrinolaringologista ao sentir qualquer sintoma para que se faça o diagnóstico e determine o tratamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?