Aprenda a reconhecer sintomas de 5 transtornos psicológicos comuns
Psicóloga alerta sobre os 5 principais transtornos mentais e indica quais são os sintomas mais comuns de cada um
atualizado
Compartilhar notícia
A atenção com a saúde mental é um assunto tão importante quanto os cuidados com a saúde física. Os diferentes quadros de distúrbios psíquicos geralmente estão associados a sofrimentos ou a incapacidade funcional em áreas importantes da vida.
A psicóloga Milene Rosenthal ressalta a importância de desmistificar o tema saúde mental para que as pessoas consigam perceber quando precisam de ajuda profissional. Com ajuda profissional e diagnóstico correto, é possível não só diminuir o nível de sofrimento, como recuperar a qualidade de vida.
Co-fundadora da Telavita, plataforma de psicólogos on line, Milene Rosenthal explica quais são os sintomas dos distúrbios psicológicos mais comuns:
Burnout
Também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, o burnout é um estado de exaustão física e emocional desencadeado quando se experimenta estresse por um longo período no trabalho ou quando há uma dedicação física e emocional desgastante para a realização de tarefa específica.
Os principais sinais de burnout incluem sentir-se muito cansado, acompanhado de sentimentos de impotência, opressão ou frustração.
Ansiedade
Os transtornos de ansiedade costumam se manifestar com medo e preocupação excessiva e alterações comportamentais associadas a essas sensações.
“Existem diferentes tipos de quadros, como o transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, transtorno de ansiedade social e transtorno de ansiedade de separação, que seria um medo excessivo da separação de pessoas com as quais se tem um vínculo afetivo profundo”, explica a especialista.
Depressão
A psicóloga alerta que a depressão não deve ser confundida com mudanças de humor normais do dia a dia e nem com respostas emocionais naturais aos problemas da vida cotidiana. Em um episódio depressivo, a pessoa experimenta sentimentos de tristeza, irritabilidade e sensação de vazio, também perde o interesse em atividades que costumavam lhe trazer satisfação e prazer.
Outros sintomas da depressão podem ser dificuldade de concentração, sentimento de culpa excessiva, baixa autoestima, falta de esperança, distúrbios do sono, alterações no apetite e falta de energia.
Transtorno bipolar
O transtorno de personalidade bipolar faz com que as pessoas afetadas experimentem episódios depressivos alternados com períodos de euforia.
Durante o estado depressivo, experimentam o humor deprimido, com tristeza, irritabilidade e sensação de vazio. Já os sintomas da euforia, podem incluir a irritabilidade, pensamentos acelerados, aumento da autoestima, diminuição da necessidade de sono, distração e comportamento impulsivo e imprudente.
Transtorno de estresse pós-traumático
O distúrbio de estresse pós-traumárico tende a se desenvolver após a exposição a um evento ou série de eventos extremamente ameaçadores. A pessoa que enfrenta esse quadro revive o evento traumático no presente e pode passar a evitar atividades, situações e pessoas que despertem as lembranças do ocorrido.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.