Compartilhar notícia
As temperaturas elevadas do verão proporcionam incômodos em muitas pessoas — é normal sentir dor de cabeça, queda de pressão e cansaço excessivo durante a estação. A nutricionista Cyntia Bassi, coordenadora de nutrição e dietética do Grupo São Cristóvão Saúde, explica que o inchaço é o acúmulo de líquidos entre as células dos tecidos provocado por edemas em vasos finos (capilares) que acabam extravasando fluidos.
“Ao fim de um dia de calor, a nossa circulação fica mais lenta e temos mais dificuldade para absorver a água do organismo”, diz Bassi. Ela sugere que pessoas que trabalham muito tempo sentados devem movimentar as pernas e apostar em séries de alongamento.
Outra sugestão para diminuir o inchaço é apostar na alimentação. “Melancia, melão, abacaxi e pera são alguns exemplos. Seus nutrientes, como potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, e água, juntos, aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais”, explica a nutricionista.
Além das frutas diuréticas, outra boa alternativa na visão de Cyntia é o iogurte. O alimento probiótico é eficiente graças aos microrganismos vivos que tornam a flora intestinal saudável e ajudam a absorver melhor os nutrientes.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.