Aprenda a diferenciar problema nos rins de dor nas costas
Especialista em coluna indica que as diferenças entre a dor nas costas e os desconfortos nos rins, que podem indicar doenças
atualizado
Compartilhar notícia
A dor nas costas é um problema comum e que afeta todas as pessoas em algum momento da vida, seja por conta da má postura, sobrepeso ou estresse. Mas o problema pode estar relacionado ao mal funcionamento de um órgão importante: o rim. Como os rins estão localizados próximo à coluna vertebral, às vezes as dores podem se confundir com um simples desconforto na região, tornando necessário o alerta para tomar cuidado com os sintomas.
“Para identificar de modo preciso a causa do problema, são necessárias avaliações físicas e exames de imagem, como ressonância magnética, que auxiliam o médico na condução do tratamento mais adequado”, revela o ortopedista André Evaristo, especialista em coluna do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês.
O médico afirma que, quando se trata de uma lombalgia (nome que se dá para a dor nas costas localizada na lombar), os principais sintomas são dor local ou irradiada para membros inferiores. Ela pode ser aguda, com duração de até 3 meses, ou crônica, que dura mais do que esse período. Às vezes, o problema causa queimação, cólica ou sensação de aperto. Já a dor nos rins costuma ocorrer de repente, abaixo da caixa torácica, em um ou nos dois lados da coluna vertebral, sendo mais comum próximo a coluna lombar.
Leia a matéria completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.