metropoles.com

Apps de monitoramento de sono podem atrapalhar você a dormir

Especialistas afirmam que a pesquisa da qualidade do sono não é eficaz e pode tornar as pessoas neuróticas e ansiosas com as informações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Saur/Unsplash
coala dormindo
1 de 1 coala dormindo - Foto: Cris Saur/Unsplash

Existem aplicativos para todas as funcionalidades possíveis. Da tela do celular, é possível monitorar o ritmo da corrida, o uso de redes sociais e até a qualidade do sono. Mas, de acordo com especialistas e pesquisadores, este controle excessivo por estar relacionado à dificuldade em engatar um sono restaurador — os usuários acabam ansiosos e neuróticos com os ciclos e não conseguem, de fato, dormir.

O médico Guy Leschzeiner, especialista em sono em um hospital de Londres, diz que a quantidade de informações não tem sido saudável para os seus pacientes. “Percebemos que muitas pessoas desenvolveram insônias consideráveis como resultado de usar aplicativos de sono ou ler sobre como a privação de sono pode ser devastadora para a sua saúde”, afirma, em entrevista ao jornal inglês The Guardian. Apesar disso, ele conta que é muito difícil convencer os usuários a apagar os aplicativos.

Ele explica que esse tipo de programa apenas mede a movimentação da pessoa durante o sono e não é capaz de prover informações sobre a qualidade do sono. Falta validação científica, conta o médico, que adiciona: “Se você acorda todos os dias e se sente renovado, está acordado durante o dia e pronto para dormir na mesma hora todas as noites, então você provavelmente está dormindo o suficiente e não precisa de um app para te confirmar”.

Um estudo publicado no Jornal de Medicina Clínica do Sono, nos Estados Unidos, corrobora a informação. Analisando vários casos, a equipe percebeu que algumas pessoas precisam dormir menos horas para se sentir bem e escutar toda hora que deviam estar dormindo mais desenvolveram o efeito “nocebo” — quando a expectativa de sintomas negativos leva as pessoas a se sentir pior. Os aplicativos não conseguem fazer uma análise profunda e, por isso, podem acabar piorando a situação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?