Apostar só na alimentação não é suficiente para quem precisa engordar
Biotipo ectomorfo enfrenta problema incomum, que é a dificuldade no ganho de massa. Especialistas comentam como engordar de forma saudável
atualizado
Compartilhar notícia
Algumas pessoas lutam contra a balança para não engordar de jeito nenhum e não podem pisar fora da rotina de dieta e treinamento que acontece o ganho de peso. Porém, o problema oposto também existe: alguns indivíduos têm extrema dificuldade de ganhar peso, não importa o quanto comam ou treinem. Pessoas com esse biotipo são chamadas de ectomorfos: em geral, são magras e com metabolismo acelerado.
Caso ectomorfos queiram ganhar massa de forma saudável, terão de se comprometer com a dieta ideal, treino intenso, boas noites de sono, hidratação adequada e controle de estresse.
Segundo o médico pós-graduando em nutrologia Hugo Gatto, é possível sim para um ectomorfo ganhar massa com a alimentação. “Os hábitos de vida do indivíduo são mais importantes do que o seu biotipo. Ectomorfos conseguem encorpar, assim como endomorfos conseguem emagrecer. São os hábitos de vida como um todo que ditam os resultados”, destaca.
Alimentação aliada ao exercício físico
Gatto explica que a dieta do biotipo com dificuldades de engordar deve visar o superávit calórico, ou seja, o indivíduo deve consumir mais calorias do que gasta. Como o corpo resiste ao ganho de peso, o ideal é que se consuma carboidratos e proteínas calculados de acordo com o peso total, massa muscular, altura, idade e rotina.
Para melhores resultados, o médico diz que a suplementação deve ser individualizada de acordo com a necessidade do indivíduo.
Porém, ganhar peso só com base na alimentação deixa o desafio mais difícil. “O ideal é um acompanhamento multidisciplinar: com nutricionista na parte alimentar, médico e profissional de educação física para a parte dos treinos”, analisa Gatto.
O personal trainer Vinicius Oliveira, de Brasília, diz que o exercício para ectomorfos não precisa ser diferente. “A questão do treino para biotipo não existe, é o mesmo, o que muda é a ingestão calórica. Um come mais e um come menos. Mas o treino, seja para o gordinho ou para o magrinho, é o mesmo – sempre intenso”, afirma.
O médico Gatto discorda: para ele, quem quer ganhar peso deve ter um treino focado no aumento da massa muscular e hipertrofia.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.