metropoles.com

Após ter Covid-19, como saber se estou curado do coronavírus?

A observação do quadro clínico é fundamental para atestar a recuperação do paciente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Exame para coronavírus no DF
1 de 1 Exame para coronavírus no DF - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

O método mais seguro para realizar o diagnóstico da Covid-19, atualmente, inclui a observação de sintomas e o resultado positivo do teste RT-PCR, que indica a presença do RNA do novo coronavírus no organismo do paciente. No entanto, apesar de ser reconhecido como padrão-ouro por conta de sua precisão, esse exame não é recomendado para atestar a cura do paciente infectado.

A médica patologista Natasha Slhessarenko, do Laboratório Exame, explica que, mesmo o indivíduo que se curou pode continuar a excretar o vírus por um período, o que não significa que ele seja um infectante. A técnica usada no RT-PCR amplifica um pedaço do vírus Sars-CoV-2, portanto, não é necessário registrar o vírus inteiro para que o resultado do exame seja positivo.

“O indivíduo que continua a testar positivo no exame uma, duas ou três semanas depois do fim dos sintomas, pode ter apenas restos virais, os chamados vírus inertes, que já não estão mais ali provocando a doença”, explica Natasha.

A médica infectologista do Hospital Águas Claras, Ana Helena Germoglio, afirma que, de maneira geral, o paciente pode ser considerado curado quando há ausência de sintomas. “Para pacientes com quadros leves e moderados, sem imunossupressão associada, e cujos sintomas passaram, a orientação da OMS é de dez dias de isolamento”, explica. Nos quadros que evoluíram para graves, a indicação é de pelo menos 20 dias de isolamento.

Ela reforça, entretanto, a necessidade de que todos que tiveram o diagnóstico confirmado observem o período de quarentena, mesmo que se sintam bem antes do prazo previsto. “Um novo teste RT-PCR só deve ser feito se os sintomas reaparecerem após três meses, o que poderia indicar uma nova infecção, pois ainda não há certeza sobre quanto tempo dura à imunidade adquirida”, afirma Ana Helena.

Anticorpos
Três semanas após o início da doença, o indivíduo pode fazer a pesquisa de anticorpos IgA/IgM e IgG com os testes sorológicos para saber se desenvolveu os anticorpos ao vírus. No entanto, esse teste não é capaz de assegurar imunidade adquirida.

“O fato de o teste registrar anticorpos não garante que o paciente não possa mais adquirir a doença, embora alguns estudos apontem para isso. Em compensação, se o teste vier negativo, não quer dizer também que ele não tenha tido a Covid-19. Pode ser que ele não tenha produzido anticorpos e que tenha desenvolvido apenas um tipo de imunidade, chamada imunidade celular, às custas dos linfócitos T”, detalha Natasha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?