Após sofrer AVC, homem de 50 anos desenvolve pelos na língua
Condição se chama língua preta pilosa e está associada à falta de cuidados com a higiene oral
atualizado
Compartilhar notícia
Um paciente indiano de 50 anos surpreendeu seus médicos após sua língua ficar coberta de pelos pretos. O caso foi relatado na revista científica Jama na quarta-feira (9/3).
O paciente se recuperava de um AVC em casa e vinha sendo alimentado exclusivamente com dieta líquida e pastosa. Com o lado esquerdo do corpo paralisado em consequência do derrame, ele dependia da ajuda de familiares para os cuidados básicos.
Passados alguns meses, uma camada de pelos de cor escura surgiu em sua língua, relatou a equipe do hospital que o atendeu, localizado na cidade de Kerala, na Índia.
O diagnóstico veio em seguida: língua preta pilosa – uma condição que normalmente é causada por má higiene bucal.
Os médicos explicaram que as papilas gustativas do paciente – estrutura da língua que permite sentir sabores – ficaram entupidas por bactérias e, como não houve atrito, seja pela comida ou pela escovação dental, elas cresceram de maneira incomum.
No caso do paciente, os pelos atingiram cerca de 18 mm. Normalmente, as papilas gustativas não passam de 1 mm. Os médicos orientaram a família do paciente a reforçar as medidas de higiene oral e o problema foi resolvido em cerca de 20 dias.