Após dieta para emagrecer, jovem perde movimento dos pés
Caso foi relatado no The Egyptian Journal of Neurology. Paciente teve de encarar sessões de fisioterapia para recuperar movimentos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma adolescente asiática de 19 anos foi diagnosticada com neuropatia peroneal – lesão relacionada ao nervo ciático – após uma dieta drástica de emagrecimento. O caso foi relatado no The Egyptian Journal of Neurology em dezembro de 2022.
A garota perdeu 20 quilos em quatro meses, fazendo um regime que incluía restrição drástica a carboidratos e jejuns de até 16 horas. Após o período, ela começou a apresentar dificuldades para levantar os pés do chão e mover os dedos desta região do corpo.
A paciente só conseguiu recuperar os movimentos após realizar mudanças na dieta e sessões de fisioterapia.
A neuropatia peroneal é causada por lesões nas ramificações do nervo ciático. O paciente sente fraqueza nas pernas e dificuldade para controlar os movimentos dos pés. Frequentemente, a lesão é associada a traumas físicos ou à herança genética.
O nervo ciático é responsável pelos movimentos e sensações das pernas, pés e dedos. Os sintomas da neuropatia peroneal são sensações de picadas nos pés, formigamentos e/ou dormência.
A jovem negou ter histórico anterior de trauma físico e desconhecia distúrbios neurológicos hereditários.
A lesão no nervo em razão de dietas de emagrecimento é rara. De acordo com os médicos que cuidaram do caso, é provável que o déficit calórico tenha resultado em uma perda significativa do tecido subcutâneo.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.