Após cambalear em show, Adele diz ter dores no ciático. Saiba o que é
Problemas na coluna, como o da artista, pode acontecer por uma hérnia de disco, que pressiona o nervo e pode causa enfraquecimento muscular
atualizado
Compartilhar notícia
Em um vídeo publicado por um fã na rede social TikTok, a cantora Adele revela estar cambaleando durante as suas apresentações devido a um quadro de dor ciática. A artista se queixa das dores desde os 15 anos de idade, quando teve a primeira hérnia de disco.
Em entrevista à revista do Reino Unido The Face em novembro de 2021, Adele disse que, no caso dela, a inflamação acontece normalmente devido ao estresse ou a má postura. “Mas onde eu tenho minha barriga forte, lá embaixo, o que eu nunca tive antes, minhas costas não doem tanto. Isso significa que posso fazer mais, posso correr um pouco mais com meu filho”, afirma.
O neurocirurgião Henrique Lira, especialista em coluna e dor, afirma que situações como a da cantora, de dor lombar associada a hérnia de disco, assim como dores no ciático, são motivos comuns para procurar o consultório médico.
A ciática é uma dor que irradia ao longo do nervo ciático, ou seja, desce por uma ou ambas as pernas a partir da lombar. Ela acontece normalmente por compressão, inflamação ou lesão nos nervos.
“É uma série de fatores que resultam no desgaste da coluna vertebral e dos elementos de sustentação dela”, esclarece o especialista. Ele acrescenta que as dores tem a ver com o enfraquecimento da musculatura paravertebral assim como a da região lombar, dos glúteos, do abdômen e, também, do desgaste do nervo ciático.
Lira destaca as seguintes medidas para prevenir o quadro:
- Fortalecimento muscular;
- Atividade física;
- Controle de peso;
- Controle ergonômico postural tanto na hora de dormir, quanto nas atividades profissionais e cotidianas.
O tratamento, explica o neurocirurgião, pode ser farmacológico ou, eventualmente, cirúrgico. “Sem atenção médica, o quadro pode se agravar e causar complicações motoras associadas à dificuldade de força. Se muito evoluído, o problema pode ser irreversível. Então, o diagnóstico precoce é muito importante no manejo do tratamento da condição”, alerta.
Além da hérnia descoberta na adolescência, Adele alega que foi diagnosticada com mais uma em janeiro de 2022. Na maioria dos casos, a ciática é decorrente de uma hérnia de disco.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.