Covid-19: só 9% dos infectados no Brasil são assintomáticos, diz pesquisa
Dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde durante coletiva que apresentou os resultados da pesquisa Epicovid19
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com os resultados da pesquisa Epicovid19, divulgados nesta quinta-feira (2/7), apenas 9% dos brasileiros infectados com o coronavírus são assintomáticos. O levantamento, realizado com 89.397 pessoas de 113 cidades ao redor do Brasil, mostra que, ao contrário do que se especulava no começo da pandemia, a quantidade de pessoas que não chega a desenvolver sintomas da doença é pequena — alguns estudos iniciais chegavam a falar de 80% dos infectados.
A pesquisa foi feita pela Universidade Federal de Pelotas, em parceria com o Ministério da Saúde e com o Ibope Inteligência, e é a maior do tipo feita no mundo, tanto em quantidade de participantes, quanto em área coberta.
Entre os 91% que apresentaram sintomas, os mais comuns foram alterações no olfato e paladar (62,9%), seguidos de dor de cabeça (62,2%) e febre (56,2%).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ainda que o paciente não tenha sintomas, ele pode, sim, contaminar outras pessoas. O fato de poucas pessoas serem assintomáticas facilita o rastreamento e o isolamento de infectados, diminuindo a possibilidade de contágio.
Pedro Hallal, professor e reitor da UFPel, diz que o resultado é positivo. “Nosso estudo sugere ainda que a maior parte dos pacientes tem sintomas leves. É importante considerar esta estatística com cuidado: não estamos querendo dizer que 91% das pessoas precisa de atendimento hospitalar, muito longe disso”, afirma.