Apenas 11 minutos de caminhada diária reduzem chance de morte precoce
Atividades como caminhada ou andar de bicicleta diminuem os riscos de morte por câncer e doenças cardiovasculares, de acordo com estudo
atualizado
Compartilhar notícia
Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, concluiu que apenas 11 minutos de caminhada por dia são suficientes para reduzir o risco de uma pessoa morrer de maneira precoce.
O artigo, publicado no British Journal of Sports Medicine na terça-feira (28/2), envolveu a análise de dados de 196 estudos anteriores, abrangendo mais de 30 milhões de pessoas.
De acordo com os resultados, apenas 75 minutos de atividade intensa a moderada por semana, como caminhar, andar de bicicleta e até mesmo dançar, reduz o risco de morte prematura em 23%.
Os pesquisadores observaram a associação entre os níveis de atividade física e o risco da pessoa morrer prematuramente por câncer ou doenças cardíacas. Segundo eles, dois em cada três indivíduos tinham níveis de atividade abaixo de 150 minutos semanais. Apenas uma em cada 10 pessoas se exercitava mais de 300 minutos por semana.
Os cientistas calcularam que, caso os participantes tivessem praticado 150 minutos de atividade moderada por semana, cerca de 16% não teriam morrido precocemente. E, caso cada pessoa tivesse reduzido esse tempo para 75 minutos semanais, 10% dos óbitos precoces seriam evitados.
De acordo com um dos pesquisadores, o professor James Woodcock, a atividade física, como caminhar ou andar de bicicleta, é benéfica especialmente se a pessoa sente o aumento da frequência cardíaca.
“Mas descobrimos que há benefícios substanciais para a saúde do coração e redução do risco de câncer, mesmo que você consiga encaixar apenas 10 minutos todos os dias”, finaliza.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.