Anvisa aprova 1ª vacina para proteção de bebês contra a bronquiolite
Aplicação da vacina imuniza bebês contra o VSR, principal causador de bronquiolite, e deve ser feita nas mães ainda durante a gestação
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (1º/4), a primeira vacina para a proteção de bebês contra a infecção do vírus sincicial respiratório (VSR). O vírus é o principal causador de complicações respiratórias agudas na infância, com destaque para a bronquiolite.
A vacina Abrysvo, produzida pela Pfizer, deve ser aplicada nas mulheres grávidas, durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação. Ou seja, ela não é aplicada diretamente nas crianças.
A vacina apresentou bons resultados na prevenção da doença do trato respiratório inferior em crianças desde o nascimento até os 6 meses de idade.
A Abrysvo é uma vacina bivalente – composta por dois antígenos da proteína de superfície F do VSR – de dose única. O uso também foi autorizado para pessoas com 60 anos ou mais, outro grupo de risco do vírus.
Em dezembro de 2023, a Anvisa havia aprovado o registro de outra vacina destinada à prevenção do VSR: a Arexvy, da GlaxoSmith Kline (GSK). Mas ela tem indicação limitada à população acima de 60 anos.
Bronquiolite
A bronquiolite é uma infecção viral que acomete a parte mais delicada do pulmão (os bronquíolos) e é bastante comum no inverno.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!