Anvisa suspende licença de fabricação de 7 pomadas para cabelo
Pomadas descumpriam normas sanitárias vigentes. Um deles foi relacionado a mais de 200 casos de cegueira temporária e queimadura nos olhos
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou, nessa segunda-feira (16/1), as autorizações de fabricação de sete pomadas modeladoras de cabelo por não cumprirem as normas sanitárias.
Alguns dos produtos haviam, inclusive, sido objeto de medidas restritivas sobre comercialização e uso. Com a nova resolução, publicada na sexta-feira (13/1), os produtos não podem mais ser fabricados.
A decisão foi tomada uma semana depois de a Anvisa decidir pela retirada de produtos fabricados pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda. do mercado. Mais de 200 notificações de casos de cegueira temporária e queimadura nos olhos foram registradas no Rio de Janeiro após o uso da pomada Cassu Braids, fabricada pela empresa.
Confira a lista completa dos produtos:
- Pomada Modeladora para Tranças Anti-Frizz Be Black, fabricada pela empresa Cosmetic Group Indústria e Comércio de Cosméticos Eireli;
- Pomada Black – Essenza Hair, fabricada por Evolução Indústria de Cosméticos Ltda.;
- Pomada Modeladora para Tranças Boxbraids (Fixa Liss), fabricada por Evolução Indústria de Cosméticos Ltda.;
- Pomada Braids Hair, fabricada por Galore Indústria e Comércio de Cosmético Eireli;
- Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos, fabricada por Microfarma Indústria e Comércio Ltda.;
- Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, fabricada por Microfarma Indústria e Comércio Ltda.;
- Rosa Hair – Pomada Modeladora – Mega Fixação 150g, fabricada por Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda. Me e
- Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher, fabricada por Supernova Indústria Comércio e Serviços Ltda.
Produtos Microfarma
Em 7 de janeiro, a Anvisa publicou resolução para tirar de circulação a pomada modeladora de cabelo Cassu Braids e outros produtos fabricados pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda. Ficou decidido que a empresa deve recolher todos os itens disponibilizados no mercado.
Os consumidores que tiverem produtos fabricados pela Microfarma devem entrar em contato com a empresa para verificar a melhor forma de fazer a devolução. Caso tenha feito o uso de alguma das pomadas da marca recentemente, devem observar o cuidado ao lavar os cabelos, para que o produto não entre em contato com os olhos.
Ao notar qualquer efeito adverso, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.