Anvisa retira obrigatoriedade de máscara em aviões e aeroportos
Em reunião realizada nesta quarta (1º/3), agência decidiu que os itens não serão mais necessários, mas desembarque por filas segue
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta quarta (1º/3), que o uso de máscara em aviões e aeroportos não é mais obrigatório no Brasil. Porém, os diretores da entidade mantiveram o desembarque por filas para evitar aglomerações, e reforçaram a importância dos procedimentos de limpeza e disponibilização de álcool em gel.
Segundo o diretor Daniel Pereira, relator do caso, no contexto atual da pandemia, há diminuição de casos e óbitos e, no momento, a situação epidemiológica é melhor do que a registrada em novembro de 2022, quando a obrigatoriedade das máscaras foi reestabelecida.
“Diante do exposto, entendo que é chegada a hora de um novo normativo. Concluo, assim, pela necessidade de adequação do dispositivo para a retirada da obrigatoriedade de máscaras pelos viajantes”, disse o diretor.
A decisão passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial. As máscaras foram obrigatórias entre 2020 e agosto de 2022, quando a Anvisa retirou a norma. No entanto, com a alta nos casos, as máscaras voltaram em novembro de 2022.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.