metropoles.com

Anvisa recebe pedido para importação de 20 milhões de doses da Covaxin

A agência cobrou mais documentos da vacina indiana ao Ministério da Saúde para que análise possa ser concluída

atualizado

Compartilhar notícia

Bharat Biontech/Divulgação
vacina indiana covaxin covid coronavírus sars
1 de 1 vacina indiana covaxin covid coronavírus sars - Foto: Bharat Biontech/Divulgação

O Ministério da Saúde solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na segunda-feira (22/3), a autorização para importar 20 milhões de doses da vacina Covaxin. O imunizante desenvolvido pelo laboratório Bharat Biotech para combater o novo coronavírus é fabricado na Índia.

Em nota divulgada, nessa terça-feira (23/3), a agência informou que o pedido foi enviado incompleto e mais documentos tiveram que ser solicitados à pasta. O prazo da análise foi suspenso até a entrega de toda a documentação.

“Ainda restam pendentes, além de esclarecimentos pontuais, a apresentação de documentos necessários à análise pela Anvisa, como: certificados de liberação dos lotes a serem importados; licenciamento de importação; e relatório técnico da avaliação da vacina emitido ou publicado pela autoridade sanitária indiana”, informou a Anvisa.

Este último deve ser capaz de comprovar que o produto atende aos padrões de qualidade, de eficácia e de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Comitê Gestor do Conselho Internacional de Harmonização de Requisitos Técnicos para Registro de Medicamentos de Uso Humano (ICH) e pelo Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (PIC/s).

Ainda segundo a Anvisa, o pedido será analisado de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) nº 476/2021, que estabelece os procedimentos e requisitos para submissão de pedidos de autorização excepcional e temporária para importação e distribuição de medicamentos e vacinas contra a Covid-19.

Acordo

Em fevereiro, o Ministério da Saúde assinou o contrato de compra das 20 milhões de doses da Covaxin junto à Precisa Medicamentos/Bharat Biotech. Segundo a pasta, foi feito um investimento de R$ 1,614 bilhão para a compra.

Resultados preliminares do estudo clínico de fase 3, divulgados no início de março, indicam que o imunizante tem 80,6% de eficácia na prevenção de casos sintomáticos da Covid-19. Os testes finais foram feitos com 25.800 voluntários, sendo 2.433 deles com mais de 60 anos e 4.500 portadores de comorbidades.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?