metropoles.com

Anvisa proíbe fórmulas infantis suspeitas de contaminação por bactéria

Investigações nos EUA apontam 4 infecções em bebês e um óbito após o uso das fórmulas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
fachada anvisa
1 de 1 fachada anvisa - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes das fórmulas infantis em pó Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, da empresa Abbott Nutrition, que foram fabricados na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos.

A medida ocorre após uma bactéria nociva ter sido encontrada na fábrica de Sturgis em superfícies de áreas de produção das fórmulas infantis no último dia 18 de março.

O alerta para o recolhimento dos produtos foi realizado por meio da Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Rede Infosan).

A Abbott Nutrition havia anunciado anteriormente o recolhimento voluntário dos produtos em mais de 40 países, entre eles o Brasil, que recebeu parte dos lotes investigados.

Óbito

O órgão regulatório dos EUA está investigando se quatro internações de bebês com menos de seis meses de idade e um óbito têm relação com o consumo dos produtos.

De acordo com a agência, três das crianças que ficaram doentes apresentaram infecções pela bactéria Cronobacter sakazakii e a outra por Salmonella Newport.

Segundo o Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulatório dos EUA, a bactéria Cronobacter sakazakii, que pode causar doenças graves em bebês, foi encontrada na fábrica norte-americana.

O que diz a Abbot Nutrition

A inspeção realizada pelo FDA na fábrica concluiu que a Abbott não tinha um sistema de controle que abrangesse todas as etapas do processamento para evitar a contaminação microbiana da fórmula infantil. A equipe que trabalhava com os produtos também não usava roupas de proteção adequadas.

Ao Metrópoles, a Abbott Brasil afirmou que as marcas impactadas pelo recolhimento não são comercializadas no Brasil. Acrescentou ainda que ações corretivas e melhorias na fábrica de Sturgis já estão sendo implantadas para “dar aos pais e consumidores uma confiança renovada na qualidade de fabricação desta localidade”.

Como identificar os lotes

De acordo com a Anvisa, houve distribuição dos produtos investigados para o Brasil. As fórmulas suspensas são das marcas Similac, Alimentum e EleCare, da Abbott Nutrition, com os seguintes códigos grafados na rotulagem ou embalagem:

  • Os dois primeiros dígitos do código são números entre 22 a 37;
  • Contendo K8, SH ou Z2;
  • Com data de validade de 01-04-2022 (abril de 2022) ou posterior.

Caso o cliente encontre uma fórmula com os dígitos citados pela Anvisa, a orientação é de não consumir o produto, além de entrar em contato com a Abbott para que seja feita a devolução.

“Sencontrar um dos lotes recolhidos, orientamos não consumir o produto ou oferecer para o consumo por bebês e entrar em contato com a Abbott Laboratórios do Brasil Ltda, pelo telefone 0800-891-2690 ou e-mail nutricaobrasil@abbott.com, para receber orientações de como fazer a devolução do produto”, informou a agência reguladora.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?