Anvisa proíbe fórmulas infantis suspeitas de contaminação por bactéria
Investigações nos EUA apontam 4 infecções em bebês e um óbito após o uso das fórmulas
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes das fórmulas infantis em pó Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, da empresa Abbott Nutrition, que foram fabricados na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos.
A medida ocorre após uma bactéria nociva ter sido encontrada na fábrica de Sturgis em superfícies de áreas de produção das fórmulas infantis no último dia 18 de março.
O alerta para o recolhimento dos produtos foi realizado por meio da Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Rede Infosan).
A Abbott Nutrition havia anunciado anteriormente o recolhimento voluntário dos produtos em mais de 40 países, entre eles o Brasil, que recebeu parte dos lotes investigados.
Óbito
O órgão regulatório dos EUA está investigando se quatro internações de bebês com menos de seis meses de idade e um óbito têm relação com o consumo dos produtos.
De acordo com a agência, três das crianças que ficaram doentes apresentaram infecções pela bactéria Cronobacter sakazakii e a outra por Salmonella Newport.
Segundo o Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulatório dos EUA, a bactéria Cronobacter sakazakii, que pode causar doenças graves em bebês, foi encontrada na fábrica norte-americana.
O que diz a Abbot Nutrition
A inspeção realizada pelo FDA na fábrica concluiu que a Abbott não tinha um sistema de controle que abrangesse todas as etapas do processamento para evitar a contaminação microbiana da fórmula infantil. A equipe que trabalhava com os produtos também não usava roupas de proteção adequadas.
Ao Metrópoles, a Abbott Brasil afirmou que as marcas impactadas pelo recolhimento não são comercializadas no Brasil. Acrescentou ainda que ações corretivas e melhorias na fábrica de Sturgis já estão sendo implantadas para “dar aos pais e consumidores uma confiança renovada na qualidade de fabricação desta localidade”.
Como identificar os lotes
De acordo com a Anvisa, houve distribuição dos produtos investigados para o Brasil. As fórmulas suspensas são das marcas Similac, Alimentum e EleCare, da Abbott Nutrition, com os seguintes códigos grafados na rotulagem ou embalagem:
- Os dois primeiros dígitos do código são números entre 22 a 37;
- Contendo K8, SH ou Z2;
- Com data de validade de 01-04-2022 (abril de 2022) ou posterior.
Caso o cliente encontre uma fórmula com os dígitos citados pela Anvisa, a orientação é de não consumir o produto, além de entrar em contato com a Abbott para que seja feita a devolução.
“Se encontrar um dos lotes recolhidos, orientamos não consumir o produto ou oferecer para o consumo por bebês e entrar em contato com a Abbott Laboratórios do Brasil Ltda, pelo telefone 0800-891-2690 ou e-mail nutricaobrasil@abbott.com, para receber orientações de como fazer a devolução do produto”, informou a agência reguladora.