metropoles.com

Anvisa pode aprovar vacina para Covid-19 com eficácia de apenas 50%

Critério tradicional é de 70% de eficiência, mas agência pode abrir exceção para imunizantes que ajudem a lidar com a nova doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
seringas
1 de 1 seringas - Foto: Getty Images

O caráter de urgência para conter a pandemia da Covid-19 poderá fazer com que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reduza o critério de aprovação para uma vacina.

Segundo Gustavo Mendes Lima Santos, gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da agência, um imunizante com eficiência mínima de 50% pode ser autorizado. O assunto foi levantado pela primeira vez na quarta-feira (30/9), durante uma reunião da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara dos Deputados.

Tradicionalmente, a Anvisa segue o critério de 70% de eficiência, mas não há um dispositivo normativo que estabeleça esse critério. “Na situação de pandemia, tendo em vista a ausência de alternativas terapêuticas, o impacto global que essa pandemia trouxe, é possível flexibilizar esse critério para 50%, desde que esse balanço risco/benefício esteja muito claro”, afirmou Santos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já informou que uma vacina com até 50% de eficácia será importante para ajudar a conter a pandemia. “Precisamos de um pacote de intervenções para que a pandemia seja controlada, incluindo o lado da prevenção, dos tratamentos e dos diagnósticos”, disse Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS, em 21/09.

Registro simplificado
A Anvisa publicou, na última segunda-feira (28/9), uma nota técnica informando procedimentos mais simples para a análise e registro de vacinas contra a Covid-19.

A nota reduz exigências para admissão do protocolo dos novos produtos e garante a análise de documentos em até 20 dias após a inclusão das informações. (Com informações da Agência Estado)

7 imagens
1 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
2 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
3 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
4 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
5 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
6 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
7 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?