Anvisa pede mais dados antes de autorizar testes da vacina Versamune
Imunizante contra Covid-19 desenvolvido com financiamento do governo federal quer autorização para realizar testes em voluntários
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu informações complementares ao grupo capitaneado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto que desenvolve a vacina Versamune contra a Covid-19, financiada pelo governo federal.
Os desenvolvedores pediram autorização para realizar ensaios clínicos – o que, na prática, significa testar a fórmula em voluntários – na quinta-feira (25/3) à agência reguladora. O pedido por novas informações amplia o tempo de resposta da Anvisa para o grupo de pesquisa.
O imunizante foi anunciado pelo Planalto como uma opção de vacina 100% nacional na sexta-feira (26/3), mesmo dia em que João Doria divulgou informações sobre a Butanvac, vacina contra o coronavírus que, de acordo com o governador de São Paulo, será integralmente produzida no Brasil.
As duas vacinas estão praticamente na mesma fase de pesquisas: os testes em laboratórios e animais já foram realizados e agora são necessários ensaios clínicos para verificar a segurança e a eficácia da fórmula em humanos.