metropoles.com

Anvisa faz consulta pública para limitar gordura trans em alimentos

Por 60 dias, a agência reguladora disponibilizará o documento on-line para receber contribuições sobre o tema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Irina Marwan, Getty Images
consulta-publica-gordura-trans
1 de 1 consulta-publica-gordura-trans - Foto: Irina Marwan, Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizará consulta pública para restringir o uso de gordura trans nos alimentos. Essa etapa do processo regulatório está prevista em lei e deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. A proposta, que ficará disponível por 60 dias na página da agência, visa implementar gradualmente novos limites dessas substâncias na composição dos produtos.

A Anvisa já vem debatendo o assunto há alguns anos com base em análises de estudos científicos que relacionam o excesso de ácidos graxos trans (AGTs) na comida com o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Estima-se que o consumo dessas substâncias tenha causado 18.576 mortes por doenças arteriais no Brasil em 2010.

A proposta para consulta do público é a de restringir, inicialmente, o teor de gordura total nos alimentos a 2%. O limite também seria obrigatório em serviços de alimentação, como restaurantes, e teria um prazo de 18 meses para execução.

O objetivo, em um segundo momento, é banir no Brasil o uso de óleos e gorduras parcialmente hidrogenadas, outro tipo de ácido graxo trans industrial. A medida teria um prazo extra de 18 meses para adequação.

Além das medidas regulatórias para restrição da gordura trans, a Anvisa também propõe a elaboração de guias sobre opções tecnológicas para a substituição de óleos e gorduras e sobre as melhores práticas para a fritura de alimentos, além de propostas complementares como a criação de normas de rotulagem para listas de ingredientes e tabela nutricional, temas que também estão sendo debatidos pela agência reguladora.

Caso aprovada, a medida estará de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como objetivo eliminar a gordura trans dos produtos até 2023. Segundo dados do organismo internacional, 28 países já adotaram medidas nesse sentido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?