Anvisa: pomada de cabelo pode levar à cegueira temporária
Agência reguladora divulgou alerta após receber relatos de que produtos de cabelo vinham provocando problemas na visão
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta sobre a ocorrência de casos de cegueira temporária provocada por produtos para trançar e modelar o cabelo. O comunicado foi emitido na terça-feira (13/12), após o órgão ter feito um apanhado de relatos e notícias sobre efeitos indesejados de cosméticos deste tipo.
Além da perda temporária de visão, os relatos recebidos citavam forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, inchaço e vermelhidão e dor de cabeça. As vítimas foram adultos e crianças que utilizaram diferentes marcas brasileiras.
A Anvisa informou que os casos ocorreram, principalmente, após banhos de piscina e de mar – oportunidades que favorecem o contato do produto com os olhos.
Em fevereiro, um caso aconteceu com Lorena Fialho, de apenas 5 anos. A mãe havia trançado os cabelos da filha com o auxílio de uma pomada. No mesmo dia, a criança brincou na piscina e, logo depois, relatou à mãe intensa ardência nos olhos.
Recomendações
A Anvisa solicita que efeitos indesejados à saúde ocasionados por produtos de trançar e modelar o cabelo sejam comunicados à agência. O órgão também apresentou algumas recomendações de uso para este tipo de cosmético:
- Faça o uso apenas de produtos regularizados pela Anvisa;
- Consulte com o fornecedor do produto algumas informações específicas sobre medidas preventivas recomendadas para o uso;
- Busque opções de produtos cosméticos naturais;
- Atente-se para a lavagem das mãos, sempre que fizer uso do produto;
- Respeite sempre as instruções do fabricante/importador quanto às condições de uso dos produtos;
- Respeite a data de validade do produto.