metropoles.com

Anvisa emite alerta sobre uso de ondansetrona por grávidas

Segundo estudo preliminar, medicamento receitado para evitar náuseas e vômitos pode estar ligado a má-formações fetais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FREESTOCKS.ORG-UNSPLASH
gravida-dente-FREESTOCKS.ORG-UNSPLASH
1 de 1 gravida-dente-FREESTOCKS.ORG-UNSPLASH - Foto: FREESTOCKS.ORG-UNSPLASH

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta aos médicos e dentistas para que tenham cautela ao indicar ondansetrona a mulheres no primeiro trimestre de gravidez. A agência investiga se o medicamento pode causar má-formações em bebês. Depois da conclusão dos estudos, há a possibilidade de que a medicação seja contraindicada para grávidas.

O alerta da Anvisa cita um estudo que comparou 88.467 mulheres expostas à ondansetrona durante o primeiro trimestre de gestação com 1.727.947 mulheres não expostas à substância. O resultado foi de três casos adicionais, 14 contra 11, de defeitos de fechamento orofacial, principalmente relacionados a ocorrências de fissura palatina, identificadas para cada 10 mil nascimentos de filhos de mulheres expostas.

Segundo a Anvisa, o mecanismo pelo qual a ondansetrona pode interferir na gravidez é desconhecido. Dessa forma, a segurança de uso desse medicamento durante o segundo e o terceiro trimestres de gestação também não está estabelecida.

Diante dessas informações, a agência diz que analisa a possibilidade de alterar esse medicamento para a categoria D de risco na gravidez, classe na qual há evidências positivas de risco fetal humano, mas os benefícios potenciais podem, eventualmente, justificar o risco.

Atualmente, esse medicamento pertence à categoria B de gravidez, ou seja, não deve ser utilizado por gestantes sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Tratamento de náuseas
A ondansetrona é um medicamento indicado na prevenção e no tratamento de náuseas e vômitos em geral, especialmente os casos induzidos por quimioterapia ou radioterapia, bem como os relacionados ao pós-operatório.

Nos casos de uso da ondansetrona por mulheres em idade fértil, a Anvisa orienta que deve ser recomendado o uso de medidas contraceptivas eficazes. Além disso, os profissionais de saúde devem informar todas as mulheres em idade fértil que estão em tratamento com ondansetrona sobre o risco de esse medicamento ocasionar má-formação congênita, especialmente no primeiro trimestre de gestação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?