Anvisa divulga produtos que podem substituir o álcool 70%
Diante do aumento na procura das opções de combate ao novo coronavírus, agência sugere o uso de desinfetantes
atualizado
Compartilhar notícia
Em publicação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) feita nessa quinta-feira (23/04), o órgão lista uma série de produtos que podem substituir o álcool 70% na limpeza de superfícies para evitar o coronavírus.
Segundo a Anvisa, produtos com sabão, água sanitária e alvejante são eficientes contra o vírus, e devem ficar em contato com a área a ser higienizada de cinco a 10 minutos para que sejam capazes de matar o vírus. No caso da água sanitária, o líquido deve ser usado imediatamente após a diluição em água, uma vez que sua ação é desativada pela luz.
“Estudos mostram que desinfetantes domésticos comuns, incluindo sabão ou solução diluída de alvejante, podem desativar o coronavírus em superfícies, uma vez que o vírus tem uma camada protetora de gordura que é destruída por esses produtos”, diz o comunicado.
É desaconselhado o uso de vassouras ou esfregões secos, nebulizadores, termonebulizadores e spray com propelente. Toalhas desinfetantes também não são eficazes contra o coronavírus.
Veja a lista completa:
- hipoclorito de sódio – 0,5%;
- alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) – 2 a 3,9%;
- iodopovidona – 1%;
- peróxido de hidrogênio – 0,5%;
- ácido peracético – 0,5%;
- quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio – 0,05%;
- compostos fenólicos;
- desinfetantes de uso geral com ação contra vírus.