metropoles.com

Anvisa autoriza fabricação do primeiro concorrente nacional do Ozempic

A farmacêutica EMS produzirá dois medicamentos à base de liraglutida, o Olire e o Lirux. A comercialização deles começa em 2025

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Caneta de injeção de Ozempic - Metrópoles
1 de 1 Caneta de injeção de Ozempic - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (23/12), a farmacêutica brasileira EMS a produzir dois medicamentos à base de liraglutida, princípio ativo usado no tratamento da obesidade e diabetes tipo 2.

A expectativa do laboratório é que o Olire, destinado ao tratamento de obesidade, e o Lirux, voltado ao controle da diabetes tipo 2, estejam nas farmácias em 2025.

De acordo com a EMS, o grande diferencial dos medicamentos é a tecnologia que usa matéria prima sintética (peptídeo químico) e permite um alto teor de pureza. O Lirux terá dose de até 1,8 mg ao dia, e o Olire, até 3 mg ao dia.

A liraglutida é o mesmo princípio ativo presente nos medicamentos Saxenda e Victoza, da Novo Nordisk. Ela é classificada como análoga de GLP-1, hormônio produzido no intestino que regula a glicemia (nível de açúcar no sangue) e as respostas da saciedade. O Ozempic e o Wegovy também são fabricados pela Novo Nordisk, mas têm como princípio ativo a semaglutida.

A decisão da Anvisa foi publicada no Diário Oficial da União, colocando a EMS como a primeira farmacêutica 100% brasileira a produzir medicamentos dessa categoria.

“Desenvolvemos um produto no país, com tecnologia brasileira, do zero. Vamos fabricar desde a matéria-prima até o produto acabado”, afirma o presidente do Conselho de Administração da EMS, Carlos Sanchez, em comunicado à imprensa.

O Olire e o Lirux já estão sendo fabricados em fase piloto, em Hortolândia (SP). De acordo com a farmacêutica, a fábrica inaugurada em agosto deste ano terá capacidade de produzir 20 milhões de canetas injetáveis contendo os medicamentos ao ano.  A partir de março de 2025, a expectativa é dobrar a produção para 40 milhões de unidades.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre isso!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?