metropoles.com

Anticorpos da gema do ovo podem proteger organismo da Covid-19. Entenda

Pesquisadores da Universidade de Stanford tentam desenvolver soro nasal a partir de anticorpos produzidos por galinhas infectadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jakub Kapusnak/Foodiesfeed
Bandejas de ovos
1 de 1 Bandejas de ovos - Foto: Jakub Kapusnak/Foodiesfeed

Para combater um vírus inédito que provocou uma pausa forçada no mundo, a ciência está recorrendo à criatividade. Cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com o projeto Spark, da Austrália, encontraram uma alternativa diferente: usar anticorpos de galinhas.

Quando injetadas com a proteína spike (usada pelo coronavírus para invadir as células do corpo humano), as galinhas montam uma resposta imunológica robusta para proteger o próprio organismo — tão forte, que parte dos anticorpos específicos acaba sendo passado para a gema dos ovos produzidos por elas.

A ideia dos pesquisadores é usar esses anticorpos para criar um soro que proteja o nariz, porta do coronavírus no corpo humano. Se funcionar, o líquido poderá ser usado cada vez que as pessoas precisassem se expor a uma situação na qual exista risco de contágio.

Há várias iniciativas semelhantes sendo desenvolvidas, mas o soro feito a partir das galinhas têm um diferencial: o preço. Segundo os pesquisadores, uma dose sairia por cerca de US$ 1 (R$ 5,30).

O estudo é preliminar, ainda está na primeira fase, a de avaliação de segurança e de indícios de eficácia. Antes da comercialização, os pesquisadores também precisam verificar quanto tempo a substância fica no nariz humano. Testes com hamsters também serão iniciados em breve.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?