metropoles.com

Anticoncepcional pode causar problemas cardíacos? Médico explica

Cirurgião cardiovascular esclarece os riscos do anticoncepcional para o sistema circulatório. Confira as contraindicações e sinais de alerta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Diferentes métodos contraceptivos em mesa - Metrópoles
1 de 1 Diferentes métodos contraceptivos em mesa - Metrópoles - Foto: Getty Images

Cerca de 150 milhões de mulheres usam anticoncepcional em todo o mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Desde que foi desenvolvida na década de 1960, a fórmula do contraceptivo oral passou por diversas melhorias, diminuindo as porcentagens hormonais e os efeitos adversos.

No entanto, ainda existem riscos à saúde das mulheres, principalmente relacionados ao sistema vascular. Estudos recentes mostraram que o uso a longo prazo da pílula favorece o surgimento de placas de gordura nas artérias, o que pode desencadear doenças do coração.

“O anticoncepcional é uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que juntos impedem que a mulher ovule. O que acontece é que essa combinação de hormônios também afeta o sistema vascular fazendo uma maior contração dos vasos sanguíneos e das artérias, engrossando o sangue e acelerando o processo de formação de coágulos. O que pode evoluir e causar um infarto ou um derrame”, explica o cirurgião cardiovascular Elcio Pires Junior, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV).

Sinais de alerta do anticoncepcional

O especialista destaca que a chave para o desenvolvimento de uma doença do coração é o histórico médico da mulher. Além disso, os fatores de risco também precisam de atenção, já que aumentam significativamente as chances de cardiopatias e problemas vasculares.

Leia a matéria completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?