Anticoncepcionais podem provocar flacidez muscular. Entenda
Os hormônios presentes nos anticoncepcionais estão associados à perda da massa muscular. Médico explica o porquê
atualizado
Compartilhar notícia
Anticoncepcionais são a forma mais indicada para evitar uma gravidez indesejada. Eles estão disponíveis na forma de medicamentos ou dispositivos, e os mais comuns são os hormonais, que contêm hormônios sintéticos, como derivados de estrogênios e/ou a progesterona, chamados de progestogênios.
Em casos raros, o uso prolongado de certos tipos de anticoncepcionais hormonais pode estar associado a problemas de saúde, como trombose, perda de massa muscular, diminuição da libido e até mesmo depressão, segundo Roberto Franco do Amaral, médico especialista em medicina laboratorial e pós-graduado em nutrologia.
Além disso, com a entrada da menopausa, mulheres com pouca massa muscular têm maior chance de apresentarem osteopenia e osteoporose.
Qual a conexão com a flacidez?
Os anticoncepcionais hormonais, especialmente os orais, têm a capacidade de bloquear a produção de testosterona e dehidroepiandrosterona (DHEA) nas mulheres. Eles também podem levar a uma diminuição do hormônio do crescimento (GH), que é fundamental para a massa muscular.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.