Aneurisma cerebral: entenda diagnóstico recebido por Juliette
Em exames de rotina, a ex-BBB foi informada de que tinha um aneurisma cerebral, mesmo problema que causou a morte de sua irmã há 13 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A ex-BBB Juliette Freire contou com detalhes, no programa Conversa com Bial desta semana, como foi receber o diagnóstico de aneurisma cerebral em agosto do último ano.
Há 13 anos, Julienne, irmã da cantora, morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) causado por um aneurisma que se rompeu.
O diagnóstico veio a partir de um exame de rotina, feito enquanto Juliette acompanhava a mãe em uma cirurgia, em São Paulo. “Foi em agosto. Quando lancei meu EP, todo mundo festejando e eu engolindo a dor de saber que tinha o mesmo problema que minha mãe e minha irmã”, lembrou a cantora.
O problema acabou não sendo confirmado quando Juliette foi submetida a uma intervenção médica, em São Paulo. Ao acordar da anestesia, ela foi informada que o aneurisma não havia sido encontrado e que havia, na verdade, “uma formação atípica (na artéria), que raríssimas pessoas têm”, segundo os médicos.
Aneurisma cerebral
O aneurisma cerebral é uma dilatação em um dos vasos sanguíneos que levam o sangue até ao cérebro. Quando ocorre, a parte dilatada geralmente apresenta uma parede mais fina, aumentando assim o risco de ele se romper e provocar um AVC. A complicação afeta principalmente mulheres com mais de 50 anos.
Sintomas
Na maioria dos casos, o aneurisma cerebral não causa qualquer tipo de sintomas antes de se romper ou vazar, mas algumas pessoas podem sentir:
- Dor constante atrás do olho;
- Pupilas dilatadas;
- Visão dupla;
- Formigamento no rosto.
Quando ele cresce muito, os sintomas são os de um AVC hemorrágico:
- Dor de cabeça intensa, que pode surgir de forma repentina ou aumentar gradativamente com o passar do tempo;
- Náuseas e vômitos;
- Pescoço duro;
- Visão dupla ou embaçada;
- Convulsões;
- Desmaio;
- Sensação de que a cabeça está quente e de que há um vazamento.
O socorro deve ser feito imediatamente após os sintomas para que o paciente tenha o tratamento adequado. Muitas vezes a dor de cabeça é confundida com uma enxaqueca. Por isso, ela deve ser investigada por um médico clínico geral ou um neurologista para identificar a causa correta.
Fatores de risco
As causas exatas que levam ao desenvolvimento de um aneurisma cerebral ainda não são conhecidas, mas alguns fatores são relacionados ao aumento do risco:
- Ser fumante;
- Ter pressão alta descontrolada;
- Consumir bebidas alcoólicas em excesso;
- Utilizar drogas, especialmente cocaína;
- Ter histórico de aneurisma na família;
- Ter a doença dos ovários policísticos, estreitamento da aorta ou malformação cerebral também podem aumentar o risco.
Diagnóstico
Exames de diagnóstico de imagem da cabeça, incluindo a tomografia computadorizada, a ressonância magnética ou a angiografia cerebral, são indicados para a avaliação das estruturas do cérebro e identificar se existe alguma dilatação nos vasos sanguíneos.