metropoles.com

Posso tomar anestesia antes de fazer tatuagem? Médicos comentam

Influencer Victor Igoh se submeteu a uma anestesia geral antes de cobrir as duas pernas com tatuagens. Objetivo era evitar a dor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução: Instagram
Iamgem colorida de homem coberto com tatuagens enquanto olha para câmera sentado em maca preta - Metrópoles
1 de 1 Iamgem colorida de homem coberto com tatuagens enquanto olha para câmera sentado em maca preta - Metrópoles - Foto: Reprodução: Instagram

Na intenção de não sentir dor enquanto cobria ambas as pernas com tatuagens, o influencer Victor Igoh se submeteu a uma anestesia geral. Ao todo, o procedimento dutou oito horas, e foi realizado no último domingo (6/9).

“A alta sensibilidade na região das pernas, onde era inviável ser realizada tatuagem sem anestesia foi o que me incentivou a buscar o procedimento. A sedação geral é a evolução da tatuagem”, afirmou Igoh, em entrevista ao Metrópoles.

Contudo, submeter-se à sedação total para ser tatuado sem sentir dor inclui riscos. A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) diz que não recomenda a prática. “A SBA não recomenda o uso de qualquer tipo de anestesia para tatuagem. Reiteramos que a segurança da anestesia está relacionada a ser administrada por um profissional médico com especialização em anestesiologia”, aponta a nota da entidade.

O que médicos dizem sobre anestesia para tatuar

Igoh afirmou que, durante o procedimento, esteve monitorado por três profissionais da saúde. A tatuagem associada a anestesia geral foi realizada na Clínica Libria, especializada em cirurgia plástica, em São Paulo.

“Foi a melhor decisão da minha vida. Não tive dores nem durante e nem depois, inclusive fui para a academia no dia seguinte, já que o pós-operatório foi tranquilo. Pretendo repetir o procedimento em tatuagens futuras”, destacou o influencer.

Segundo a médica Diná Mie Hatanaka, coordenadora do serviço de anestesia do Hospital Moriah, em Brasília, desde que o contexto da anestesia seja seguro, com profissionais especializados, estrutura hospitalar e medicamentos corretos, não há riscos em receber anestesia geral antes da realização de tatuagens.

“Não há riscos de as drogas da anestesia reagirem com as tintas da tatuagem. O perigo existe caso o procedimento seja feito em um lugar inadequado. Outro problema é as pessoas banalizarem o que é destinado para cirurgias invasivas. Do ponto de vista clínico, usar a sedação para a tatuagem é algo fútil”, explica Diná.

Profissionais precisam estar preparados

O anestesiologista Marcelo Torres, diretor técnico do grupo Alfa Anestesia, enfatiza a segurança da anestesia geral, mas acrescenta que a aplicação de drogas anestésicas exige a presença de pessoal especializado. “O Conselho Federal de Medicina (CFM), por exemplo, permite apenas que odontologistas e médicos realizem a sedação geral do paciente”, afirma.

“Caso a sedação seja realizada por amadores, ela pode resultar em reações alérgicas repentinas e generalizadas – choque anafilático, dificuldade de ventilação com necessidade de intubação e, em casos raros, colapso cardiovascular, que pode resultar em óbito”, alerta Torres.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?