metropoles.com

Anestesia geral aumenta risco de depressão pós-parto em 54%

Estudo da Universidade de Columbia afirma que atraso no contato do bebê com a mãe é um dos maiores causadores do transtorno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Freestocks.org, Unsplash
grávida com as mãos apoiadas na barriga
1 de 1 grávida com as mãos apoiadas na barriga - Foto: Freestocks.org, Unsplash

Cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriram que mães que passam por anestesia geral durante a cesariana têm 54% mais chances de ter depressão pós-parto, comparado com anestesia local. A probabilidade destas mães terem pensamentos suicidas e se autolesionarem sobe para 91%.

“Anestesia geral atrasa o contato pele a pele entre mãe e filho, assim como a amamentação, e o resultado é uma depressão pós-parto mais aguda e persistente”, afirma Jean Guglielminotti, autor do estudo, em entrevista ao site EurekAlert. “Estas situações normalmente estão ligadas a uma insatisfação com a anestesia em geral, o que pode levar a desdobramentos negativos para a saúde mental”.

Foram usados dados de 428.204 cesarianas feitas nos hospitais de Nova York entre 2006 e 2013. Cerca de 8% destes partos tiveram anestesia geral, e 3% destas mães foram hospitalizadas com depressão pós-parto severa.

Guglielminotti lembra que não há dados científicos suficientes que provem os benefícios para o bebê em partos onde a mãe está completamente anestesiada e que há muitas evidências das consequências para elas.

“Nossa descoberta comprova a necessidade de se evitar o uso de anestesia geral para partos sempre que possível, e que é importante prover aconselhamento mental e outros exames para estas pacientes”, diz o co-autor Guohua Li.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?