metropoles.com

Anemia: entenda quais são os tipos e o que pode causar a condição

Hematologista esclarece as principais causas e tipos da anemia. O tratamento pode ir da reposição de vitaminas até o transplante de medula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
Ilustração em vermelho com símbolos que remetem ao sangue e à anemia - Metrópoles
1 de 1 Ilustração em vermelho com símbolos que remetem ao sangue e à anemia - Metrópoles - Foto: istock

A anemia é caracterizada pela baixa quantidade de hemoglobina no sangue. Suas causas vão desde razões hereditárias a doenças autoimunes, mas, geralmente, a condição é resultado de uma alimentação desbalanceada e carente de nutrientes. Os sintomas são sempre semelhantes: dor de cabeça, cansaço e palidez.

“A anemia não é exatamente uma doença, mas uma complicação normalmente acompanhada por uma ou mais doenças. Por isso, costumamos chamá-la de síndrome anêmica, e o diagnóstico certo é fundamental para definir o tratamento, inclusive o preventivo”, explica o médico do hospital HSANP e mestre em hematologia pela USP, Ronald Sergio.

O especialista alerta que crianças, gestantes, lactantes, adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia. Entretanto, os homens, especialmente os idosos, também podem apresentar quadros de baixa hemoglobina.

Diagnóstico e tratamento

Sergio explica que o diagnóstico da anemia é baseado principalmente no histórico do paciente e na realização de um simples hemograma, o popular exame de sangue. “Dependendo de sua causa, o tratamento pode ir da reposição de vitaminas até o transplante de medula óssea. Os tipos provocados por razões autoimunes ou hereditárias não são preveníveis, porém os ocorridos por deficiência nutricional, os mais comuns, podem ser evitados ou combatidos com a dieta correta”, acrescenta.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% das anemias são causadas pela falta de ferro no organismo. “É extremamente importante uma alimentação rica em ferro, vitaminas B12 e ácido fólico. Esses nutrientes podem ser encontrados em frutas, verduras, cereais, ovos e legumes. Também vale ressaltar que existem fases da vida em que necessitamos de suplementos, sempre sob recomendação médica”, destaca o profissional.

Tipos de anemia

Anemia ferropriva: é o tipo mais comum no mundo todo, provocada pela carência de ferro no sangue.

Anemia megaloblástica: é causada pela deficiência de vitamina B12 e ácido fólico. Em alguns casos, o paciente possui alguma doença autoimune que impede o organismo de absorver esses nutrientes.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?