metropoles.com

Andropausa: quando a reposição hormonal masculina é indicada?

A menopausa masculina, chamada de andropausa, acomete homens a partir dos 40 anos. Sintomas vão além da baixa libido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Getty Images
polifarmácia-perigos-remédios-em-excesso – remédio sem receita
1 de 1 polifarmácia-perigos-remédios-em-excesso – remédio sem receita - Foto: Reprodução/Getty Images

Se por um lado a maioria das mulheres já sabem que estão fadadas à menopausa, 57% dos homens não conhecem a existência da andropausa, de acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia.

A andropausa é um termo criado em analogia à menopausa, fase em que ocorre queda da produção de hormônios na população feminina. Geralmente, a situação acontece de forma semelhante nos homens a partir dos 40 anos e os impactos vão além do desejo sexual.

De acordo com o médico especialista em implantes hormonais Hugo Gatto, a andropausa pode ser tão desconfortável quanto a menopausa, pois os dois casos são ocasionados pela baixa de hormônios que o corpo humano necessita para viver com qualidade.

Ele menciona os principais sintomas:

  • Redução ou perda de libido;
  • Disfunção erétil;
  • Redução da fertilidade;
  • Diminuição dos pelos corporais;
  • Inchaço dos mamilos;
  • Perda de massa óssea e muscular;
  • Aumento da gordura corporal;
  • Redução da força;
  • Cansaço;
  • Dificuldade de memorização e concentração;
  • Tristeza ou depressão em alguns casos.

O médico explica que, durante o período, ocorre a diminuição da produção de testosterona, hormônio essencial para o comportamento sexual, mas que também cumpre outras importantes funções no organismo.

“A testosterona também está diretamente ligada a atividades metabólicas importantíssimas, como a produção de células do sangue, na medula óssea, na formação dos ossos, no metabolismo de lipídios e carboidratos e na função hepática, além da estreita relação nas alterações físicas e psíquicas dos homens associadas ao envelhecimento”, afirma.

Reposição hormonal

Um dos principais tratamentos para a andropausa, assim como nas mulheres, é a reposição hormonal com a testosterona. A terapia é indicada para todos os homens que apresentam os sintomas da condição e que não tenham contraindicação para o uso.

Antes de recorrer à terapia, o paciente precisa comprovar a queda na taxa de hormônios. Gatto explica que a reposição é avaliada de acordo com sintomas e sinais clínicos relatados pelo indivíduo e seus exames bioquímicos, como os níveis de testosterona e outros hormônios no sangue.

Quando bem indicada e realizada com acompanhamento de profissionais, a reposição hormonal masculina traz diversos benefícios, como a perda de peso, melhora da libido, aumento da densidade óssea e da massa muscular.

O médico finaliza explicando que todo uso de hormônio pode possuir efeito colateral, mas uma prescrição correta tende a diminuir o risco de problemas.

“Para um bom tratamento, sem efeitos adversos ou com os menores possíveis, as doses devem ser totalmente individualizadas e caminhar de acordo com a necessidade do paciente”, pontua Gatto.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?