metropoles.com

Andropausa: quais são os primeiros sinais da menopausa masculina

O baixo nível de testosterona no sangue pode causar, por exemplo, a falta de desejo sexual. No entanto, quadro é normal e pode ser tratado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WLADIMIR BULGAR/SCIENCE PHOTO LIBRARY
Mão calçada em luva azul segurando amostra de sangue para teste de testosterona
1 de 1 Mão calçada em luva azul segurando amostra de sangue para teste de testosterona - Foto: WLADIMIR BULGAR/SCIENCE PHOTO LIBRARY

É normal que, com o passar dos anos, o organismo passe a apresentar queda na produção de alguns hormônios. Tradicionalmente, as mulheres passam pelo período da menopausa. Já os homens podem sofrer com a versão masculina do problema, chamada de andropausa, uma condição que pode oferecer riscos se não for tratada adequadamente.

“Trata-se da diminuição da produção de testosterona no organismo do homem, um processo que é comum após os 40 anos de idade”, explica o endocrinologista Bruno Babetto.

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Quando os seus níveis estão baixos, os principais sintomas são cansaço excessivo, irritabilidade, vigor físico reduzido e falta de desejo sexual. Não é comum, mas na andropausa aumenta também o risco de o paciente sofrer infartos e AVC.

Algumas situações específicas podem desencadear ou acelerar o processo de redução dos níveis de testosterona, como estresse psicológico, abuso de álcool, acidentes, cirurgias, uso de alguns medicamentos, obesidade e infecções.

Com a constatação dos sintomas, é importante ir ao médico para dar início ao tratamento. Segundo Babetto, basta a reposição hormonal para que o paciente volte a apresentar vigor físico, por exemplo.

“Identificada a queda hormonal, o médico poderá orientar mudanças na rotina do paciente e, quando necessário, uso de medicamentos ou a participação de outros profissionais no tratamento, como nutricionista, para ajustes na alimentação”, ensina o endocrinologista Daniel Lerario.

Porém, diante do diagnóstico, alguns homens agem em negação, ficam tristes, deprimidos e se recusam a acreditar que o corpo esteja produzindo menos testosterona. Babetto diz que é importante a família incentivar a aceitação e o início da reposição hormonal, que pode ser feita tanto por injeção quanto por gel. Em muitos casos, os sintomas falam mais alto e o paciente acaba se rendendo ao tratamento.

Lerario alerta para o risco de não tratar a andropausa. Redução da massa muscular e mais dificuldade em manter o peso adequado são algumas das primeiras consequências da falta de equilíbrio nos níveis de testosterona.

Diagnóstico e Tratamento

Babetto destaca que o diagnóstico pode ser feito pela dosagem de testosterona medida por meio de amostra sanguínea. Confira os sintomas da andropausa:

  • Cansaço excessivo;
  • Alterações do humor frequentes e irritabilidade;
  • Ondas de calor;
  • Diminuição da libido e/ou de ereção;
  • Diminuição da quantidade de pelos no corpo;
  • Perda da massa muscular e aumento de gordura corporal;
  • Dificuldade de concentração e perda de memória;
  • Insônia.

A reposição hormonal pode ser temporária ou permanente e envolve medicações que estimulam o corpo a produzir o hormônio masculino.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?