Anabolizante afeta fertilidade mesmo após interrupção do uso. Entenda
Especialista em reprodução humana explica de que forma o uso de anabolizantes afeta de forma permanente o funcionamento dos testículos
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu, no começo do ano, a prescrição de esteroides anabolizantes para fins estéticos. A proibição diminui o uso das substâncias, mas não reverte os efeitos na saúde, que são duradouros – sobretudo aqueles que dizem respeito à fertilidade.
Segundo o médico Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana e diretor clínico da Clínica Mater Prime, de Brasília, os esteroides anabolizantes podem prejudicar o funcionamento adequado dos testículos mesmo anos após a interrupção de seu uso.
“O funcionamento é afetado porque o aumento dos níveis de testosterona provocado por esse tipo de medicamento inibe a produção do hormônio responsável pela maturação das células reprodutivas”, explica o médico.
“Já sabíamos que o uso indiscriminado de anabolizantes pode afetar a fertilidade de forma total ou parcial em homens. No entanto, alguns estudos já mostraram que os esteroides podem comprometer de forma semipermanente a produção de testosterona nos testículos, causando assim uma disfunção testicular”, afirma Rosa.
Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!