Amazonas confirma 1º caso de reinfecção por nova variante do coronavírus
Sequenciamento genético feito pela Fiocruz comprovou a reinfecção com nova linhagem do vírus encontrado no Japão
atualizado
Compartilhar notícia
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou, nessa quarta-feira (13/1), o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no estado.
O sequenciamento genético do vírus, realizado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), mostrou que a reinfecção foi causada pela linhagem B.1.1.28, variante encontrada no Japão após o desembarque de quatro turistas com origem no Amazonas.
A paciente, que não teve o nome divulgado, é uma mulher de 30 anos, moradora de Manaus. Ela teve dois exames do tipo RT-PCR positivos no intervalo de 90 dias – entre a primeira e a segunda infecção – e já se recuperou da doença.
De acordo com o diretor de Inovação e Pesquisa da Fiocruz – Amazônia, Felipe Naveca, a paciente está curada. Pontuou ainda que outros casos identificados pela FVS-AM seguem em investigação para identificação de reinfecção.
A notificação foi encaminhada na terça-feira (12/1) para o Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.