metropoles.com

Alunos da UnB criam simulador para avaliar transmissão da Covid-19

Modelo diferencia cenário em que há medidas de prevenção e o que aconteceria sem mudança alguma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ada Yokota/Getty Images
ilustração de pessoas com máscara no rosto, coronavírus
1 de 1 ilustração de pessoas com máscara no rosto, coronavírus - Foto: Ada Yokota/Getty Images

Um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB) criou um sistema computacional para avaliar a propagação do coronavírus. Usando os dados populacionais da cidade de Santana do Jacaré (MG), o simulador mostra a diferença de contágio nos cenários com e sem medidas de prevenção implementadas.

“O trabalho buscou aplicar técnicas de simulação para mostrar os padrões de propagação do vírus em determinados contextos (com e sem isolamento social). No entanto, é importante lembrar que vários fatores foram assumidos para simplificação da realidade, o que por si só, poderia comprometer uma aplicação prática dos estudos. Precisaríamos aprofundar as análises para eventuais recomendações técnicas sobre o tema”, explicou Leonardo Ferreira, aluno de pós-graduação que participou do projeto, ao UnB Notícias.

Para facilitar o entendimento, a Estat, empresa júnior do curso de estatística, criou um vídeo explicativo usando os dados dos colegas. Confira:

 

Ver essa foto no Instagram

 

A humanidade atravessa um período de dificuldade devido à crise causada pelo novo coronavírus. Mais de 800 mil vidas já foram perdidas e um grande número de famílias teve sua subsistência ameaçada pela redução da atividade econômica. Num ambiente volátil, onde o entendimento sobre a pandemia poucas vezes é unânime ou definitivo, as simulações nos ajudam a visualizar e entender possíveis cenários do mundo real. Para fins exclusivamente didáticos, um grupo de alunos do Programa de Pós-graduação em Computação aplicada – PPCA/CIC, da UnB, implementou um simulador computacional que descreve, de maneira simples, a disseminação de um vírus hipotético. O trabalho foi conduzido pelo Prof. Guilherme Rodrigues, do Departamento de Estatística da UnB. A ESTAT materializou o referido simulador em um breve vídeo ilustrativo, com mapas produzidos em R. Embora a duração do vídeo não permita qualquer aprofundamento no tema, a visualização de simulações feitas considerando-se diferentes cenários pode ser suficiente para que o expectador entenda o processo científico de maneira ligeiramente mais concreta. #covid_19 #covid #covid19 #estatistica #simulacaocomputacional #R #distanciamentosocial #pandemia #covid19news

Uma publicação compartilhada por ESTAT Consultoria (@estatconsultoria) em

Os estudantes admitem que o simulador tem algumas limitações: ele não considera a entrada e saída de pessoas do município e usa o tempo de infecção como sendo de 10 dias.

Para o professor Guilherme Rodrigues, supervisor da Estat, o modelo é importante para sensibilizar a população sobre a necessidade de distanciamento social. “A ilustração da disseminação do vírus em diferentes cenários apela ao expectador a partir de um elemento visual, na medida em que mostra como as ações de prevenção reduzem a velocidade de contaminação de novos indivíduos”, afirma.

12 imagens
1 de 12

Moises Dias/Metrópoles
2 de 12

Moises Dias/Metrópoles
3 de 12

Moises Dias/Metrópoles
4 de 12

Moises Dias/Metrópoles
5 de 12

Moises Dias/Metrópoles
6 de 12

Moises Dias/Metrópoles
7 de 12

Moises Dias/Metrópoles
8 de 12

Moises Dias/Metrópoles
9 de 12

Moises Dias/Metrópoles
10 de 12

Moises Dias/Metrópoles
11 de 12

Moises Dias/Metrópoles
12 de 12

Moises Dias/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?