Para afastar doenças: 6 alimentos que turbinam a imunidade
Alguns alimentos funcionam como aliados do sistema de defesa do organismo, ajudando a manter a imunidade alta
atualizado
Compartilhar notícia
Manter a imunidade alta é um segredo para viver com saúde e bem-estar durante o ano inteiro. No entanto, durante o inverno, estação em que há um aumento da circulação de vírus respiratórios, se torna ainda mais importante estar com o sistema imunológico fortalecido.
A nutricionista clínica e funcional Gisela Savioli ressalta a importância de investir em uma alimentação rica em nutrientes capazes de fortalecer o sistema imunológico e nos proteger de infecções comuns deste período.
“Hoje sabemos que 75% do nosso sistema imunológico está no intestino. Isso reforça a importância de escolher bem o que comemos ou deixamos de comer, pois tudo aquilo que agride o intestino também impacta negativamente nas defesas imunológicas. O contrário também vale. Se a comida faz bem para a microbiota intestinal, suas defesas ficam fortalecidas”, explica Gisela.
Confira alimentos indicados para fortalecer a imunidade:
1 – Cúrcuma
A cúrcuma ajuda a modular a imunidade. A especiaria aumenta a resposta imunológica quando é preciso, – em quadros infecciosos, por exemplo -, mas também suprime quando é necessário. Além disso, estudos indicam que a cúrcuma possui efeito antimicrobiano.
Sugestão de uso: inclua 1 colher de sobremesa rasa fracionada ao longo do dia, sempre associada com a pimenta preta, moída na hora. Uma boa pedida é deixar um potinho com cúrcuma à mesa e usar algumas pitadas durante as refeições, seja em cima dos ovos no café da manhã, no feijão do almoço ou na sopa do jantar.
2 – Alho
“O alho é um alimento rico em compostos sulfurados, como a alicina, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estudos mostraram que o consumo regular de alho pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, reduzir a duração de resfriados e, até mesmo, prevenir infecções, inclusive fúngicas”, explica a nutricionista.
Para preservar bem os seus compostos, o ideal é picar bem o alho e macerar. Deixe descansando entre 5 a 10 minutos para que mais nutrientes sejam liberados e, só então, adicione nos preparos. Dessa forma, os compostos são preservados.
O alho também pode ser consumido cru em saladas, molhos ou outras receitas que não precisam ir ao fogo.
3 – Gengibre
O gengibre é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ele contém compostos como o gingerol, que ajudam a reduzir inflamações e estimulam o sistema imunológico. Além disso, a especiaria é frequentemente utilizada para aliviar sintomas de gripes e resfriados, devido às suas propriedades antivirais.
Sugestão de uso: o gengibre pode ser usado no preparo de legumes e frango, ralado em cima da comida. O mais interessante é utilizar in natura, adicionado na hora do que comprar versões prontas já moídas.
4 – Cogumelos
A nutricionista explica que os cogumelos são grandes aliados do sistema imunológico.
“Esse alimento é uma rica fonte de fibras solúveis e extremamente benéfico para o intestino. Ele também oferece compostos capazes de se ligar a receptores específicos nas células do sistema imunológico e modular beneficamente a nossa imunidade. Além disso, serve de alimento para as bactérias boas do intestino”, explica.
Leia a notícia completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!