metropoles.com

Alimentos que aumentam a testosterona: entenda a dieta anabólica

Nutricionista ensina alimentação focada em opções que ajudam a estimular a produção da testosterona pelo organismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Juanmonino/Getty Images
Imagem aproximada de um prato de arroz e feijão carioca - Metrópoles
1 de 1 Imagem aproximada de um prato de arroz e feijão carioca - Metrópoles - Foto: Juanmonino/Getty Images

A testosterona é o hormônio sexual masculino responsável pelo desenvolvimento de tecidos. Além disso, ele também atua em diferentes funções do corpo, como: aprofundamento da voz, crescimento de pelos e ganho de massa muscular. Para aumentar os níveis do hormônio no corpo, especialistas sugerem a adoção da dieta anabólica.

Para começar: o que é dieta anabólica?

A dieta anabolizante é a opção para “turbinar” a massa muscular. É o tipo de dieta que evita substâncias perigosas, ou seja, exclui esteroides anabolizantes e foca na alimentação. Afinal, os alimentos pró-hormonais podem ajudar a aumentar o ganho de força, massa magra e impedir a estagnação dos resultados.

“Uma boa dieta é fundamental para qualquer indivíduo que pratica musculação, pois evita que o corpo entre no estado catabólico, ou seja, passe a utilizar a massa magra como energia. Porém, melhorar o estado anabólico vai além: certos nutrientes são capazes de estimular a produção endógena, ou seja, natural, de testosterona, GH e outros hormônios anabólicos, beneficiando o desenvolvimento físico sem oferecer maiores riscos à saúde”, explica o nutricionista esportivo William Ribeiro.

Nutrientes da dieta anabólica e em quais alimentos encontrar

Zinco e magnésio

A combinação resulta no estímulo da produção de testosterona, garantindo o transporte de nutrientes aos músculos. Essa junção ajuda a produção de óxido nítrico, substância vasodilatadora capaz de aumentar o fluxo sanguíneo.

O magnésio ainda incide na contração muscular e redobra a força do indivíduo durante os treinos. O zinco desempenha o papel de regular a produção de GH (hormônio do crescimento) e encontra-se ligado à secreção do hormônio masculino.

Arroz integral com feijão preto, amêndoas, castanhas do Pará, vegetais folhosos verde-escuros, ostras, peixes, fígado e ovos são os alimentos ricos em nos nutrientes.

Confira a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?