Alimentos que aumentam a imunidade: 10 opções para turbinar a saúde
Saiba o que incluir na dieta para evitar possíveis infecções e mantenha o organismo saudável com os alimentos que aumentam a imunidade
atualizado
Compartilhar notícia
Os alimentos que aumentam a imunidade, ao contrário do que alguns imaginam, são facilmente encontrados e não se limitam ao suquinho de laranja. Se você já sofreu com unhas fracas, quedas de cabelo, resfriados e gripes frequentes, por exemplo, saiba que tudo isso pode ter relação com a sua alimentação.
A escolha do que se coloca no prato faz toda a diferença para o sistema de defesa. Por isso, é essencial garantir os nutrientes que são capazes de blindar o organismo contra bactérias e outros invasores responsáveis por uma série de doenças.
Pensando nisso, selecionamos 10 alimentos que não podem faltar no seu cardápio. Confira:
Beterraba
É fonte de substâncias que aumentam a produção de óxido nítrico e agem como vasodilatadores. “Já as suas folhas são ricas em cálcio, ferro, vitamina C e betacaroteno. Então, é bom associar o consumo delas ao da beterraba”, indica o nutrólogo José Alves Lara Neto.
Alface
A folha apresenta muitos nutrientes, poucas calorias e pode ser encontrada no país com facilidade em qualquer período do ano. É fonte de vitaminas como A e C, contribuindo para a manutenção da imunidade. Além disso, ela é composta por celulose, uma fibra que melhora o funcionamento do intestino, o famoso órgão da imunidade.
Veja na galeria alimentos que ajudam a aumentar a imunidade:
Iogurte
“Nos iogurtes encontramos probióticos que melhoram a nossa flora intestinal, desse modo, reduzimos a presença de bactérias ruins e aumentamos as boas, diminuindo o risco de infecções e melhorando a absorção de nutrientes”, explica a nutróloga Andrea Pereira.
Confira a lista completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles,