Compartilhar notícia
Não importa se é homem ou mulher: a conquista de massa muscular é essencial para atingir uma excelente condição física. A alimentação é parte importante do processo, principalmente para elas.
Alimentos para o ganho de massa muscular feminina
“Para ganhar massa muscular, as mulheres devem consumir alimentos fontes de proteína de forma adequada e levar em consideração não apenas a quantidade, mas também a distribuição ao longo das refeições”, explica a nutricionista do Hospital Albert Einstein, Serena del Favero.
Assim, também existem diferenças na composição do cardápio para quem está no início da vida adulta, adolescente, adulta e idosa. As principais influências são o crescimento, exercício físico, metabolismo e mudanças hormonais.
“Por exemplo: se comparadas às adultas e idosas, as adolescentes têm uma necessidade energética maior devido ao rápido crescimento e desenvolvimento. Nas mulheres adultas, a ênfase é na manutenção da saúde em geral e as necessidades podem variar dependendo do estilo de vida. A preocupação maior nas idosas é com a saúde óssea, manutenção da massa muscular e prevenção de doenças crônicas”, detalha Serena.
O que evitar
“Com o objetivo de ganho de massa muscular, o foco deve ser maior na inclusão do que na exclusão, mas sempre bom evitar alimentos processados e ricos em açúcares adicionados, bebidas açucaradas e refrigerantes, gorduras saturas e trans e o excesso de bebidas alcoólicas”, orienta.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!