metropoles.com

Fuja deles! Confira alimentos que te deixam com mais sede na seca

Alguns alimentos contribuem com a desidratação do corpo, exigindo que as pessoas tomem ainda mais água para se manter hidratadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de mulher com batata frita na mão
1 de 1 Imagem colorida de mulher com batata frita na mão - Foto: Getty Images

A temporada de estiagem e de baixa umidade relativa do ar já afeta a qualidade de vida dos brasileiros, que sentem os reflexos dos dias secos na pele. A regra número um para esse período é aumentar o consumo de água e de alimentos refrescantes, mas as pessoas devem ficar atentas também ao que não deve ser consumido.

Alguns alimentos e bebidas acabam contribuindo para um processo de desidratação do corpo, fazendo com que precisemos ingerir ainda mais água para chegar a um equilíbrio.

“Alimentos ricos em sódio e as bebidas com álcool são desfavoráveis nesse período. Eles estimulam a diurese, favorecendo a desidratação”, afirma a nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica Nutrindo o Conhecimento, de Brasília.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 18 estados e o Distrito Federal estão em alerta de perigo potencial para baixa umidade nesta quinta-feira (10/8).

Saiba quais alimentos devem ser evitados no período de seca:

Alimentos industrializados e processados

Os alimentos industrializados – como batatas fritas, salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes – e os processados contêm uma alta concentração de sódio para aumentar o tempo de conservação. O mineral é um agente importante para a desidratação das células.

A nutricionista Gabriella Ferrari explica que o organismo humano tem um balanço celular, com uma quantidade de água e nutrientes dentro da célula. Quando os níveis de sódio intracelular aumentam, precisamos de mais água para reajustar.

“Quando você tira a água circulante do sangue, diminui o volume sanguíneo e as células demandam muito mais líquido para equilibrar a quantidade de sal presente nas células, causando a desidratação”, explica a nutricionista.

Foto colorida de alimentos, incluindo balinhas, barras de chocolate, copo de refrigerante, donuts, cookies e muffins - Metrópoles
Exemplos de alimentos ultraprocessados com muito açúcar

Bebidas alcoólicas

Nos dias mais secos e quentes, muitas pessoas recorrem a uma cervejinha ou drink alcoólico gelado para tentar se refrescar. Um engano, de acordo com a nutricionista.

O etanol atrapalha a função do hormônio diurético, responsável por garantir que o corpo não perca muita água. “O álcool faz com que a pessoa elimine mais água do que deveria, causando a desidratação”, explica Gabriella.

Quais alimentos consumir?

Dê preferência a alimentos e bebidas que suprem a desidratação e fazem a reposição hidroeletrolítica, como isotônicos comercializados ou feitos em casa.

A bebida pode ser feita com uma receita tradicional de soro caseiro – água, sal e açúcar – e algumas gotas de limão.

Gabriella também indica o consumo da água de coco e alimentos que contêm mais água em sua composição, como melão e melancia. “Eles são interessantes para evitar a desidratação e melhorar a hidratação”, afirma a nutricionista.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?