Fuja deles! Confira alimentos que te deixam com mais sede na seca
Alguns alimentos contribuem com a desidratação do corpo, exigindo que as pessoas tomem ainda mais água para se manter hidratadas
atualizado
Compartilhar notícia
A temporada de estiagem e de baixa umidade relativa do ar já afeta a qualidade de vida dos brasileiros, que sentem os reflexos dos dias secos na pele. A regra número um para esse período é aumentar o consumo de água e de alimentos refrescantes, mas as pessoas devem ficar atentas também ao que não deve ser consumido.
Alguns alimentos e bebidas acabam contribuindo para um processo de desidratação do corpo, fazendo com que precisemos ingerir ainda mais água para chegar a um equilíbrio.
“Alimentos ricos em sódio e as bebidas com álcool são desfavoráveis nesse período. Eles estimulam a diurese, favorecendo a desidratação”, afirma a nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica Nutrindo o Conhecimento, de Brasília.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 18 estados e o Distrito Federal estão em alerta de perigo potencial para baixa umidade nesta quinta-feira (10/8).
Saiba quais alimentos devem ser evitados no período de seca:
Alimentos industrializados e processados
Os alimentos industrializados – como batatas fritas, salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes – e os processados contêm uma alta concentração de sódio para aumentar o tempo de conservação. O mineral é um agente importante para a desidratação das células.
A nutricionista Gabriella Ferrari explica que o organismo humano tem um balanço celular, com uma quantidade de água e nutrientes dentro da célula. Quando os níveis de sódio intracelular aumentam, precisamos de mais água para reajustar.
“Quando você tira a água circulante do sangue, diminui o volume sanguíneo e as células demandam muito mais líquido para equilibrar a quantidade de sal presente nas células, causando a desidratação”, explica a nutricionista.
Bebidas alcoólicas
Nos dias mais secos e quentes, muitas pessoas recorrem a uma cervejinha ou drink alcoólico gelado para tentar se refrescar. Um engano, de acordo com a nutricionista.
O etanol atrapalha a função do hormônio diurético, responsável por garantir que o corpo não perca muita água. “O álcool faz com que a pessoa elimine mais água do que deveria, causando a desidratação”, explica Gabriella.
Quais alimentos consumir?
Dê preferência a alimentos e bebidas que suprem a desidratação e fazem a reposição hidroeletrolítica, como isotônicos comercializados ou feitos em casa.
A bebida pode ser feita com uma receita tradicional de soro caseiro – água, sal e açúcar – e algumas gotas de limão.
Gabriella também indica o consumo da água de coco e alimentos que contêm mais água em sua composição, como melão e melancia. “Eles são interessantes para evitar a desidratação e melhorar a hidratação”, afirma a nutricionista.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.