metropoles.com

Ceia de Natal: confira quais são os melhores e os piores alimentos

Dezembro é marcado por ceias com grande diversidade e fartura de alimentos. Saber fazer escolhas saudáveis alivia o peso na consciência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de ceia natalina vista de cima - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de ceia natalina vista de cima - Metrópoles - Foto: Getty Images

O mês de dezembro é marcado por celebrações e festas que apresentam grande diversidade e fartura de alimentos. As opções, entretanto, costumam ser cheias de açúcar, sal ou gordura, representando um aporte de calorias exagerado para o corpo.

A nutricionista Camila Pedrosa, da clínica Viver Nutrição, de Brasília, lembra que as festas de fim de ano são um momento de celebração, e isso inclui comer alimentos típicos do período, que são significativos para a nossa memória afetiva.

Para os que estão preocupados com a possibilidade de engordar, Camila sugere moderação e boas escolhas. “Para manter o equilíbrio no período de festas, sugerimos que a pessoa não exagere, não coma até passar mal e faça boas escolhas entre as várias opções disponíveis. É fundamental avaliar se vale a pena continuar repetindo o prato preferido várias e várias vezes”, aponta.

Camila e o médico Christian Aguiar nos ajudaram a montar a lista dos melhores e piores alimentos da ceia, do ponto de vista da saúde. Confira!

 

3 imagens
Tente manter o padrão alimentar. O exagero de sal e comidas pesadas pode piorar a compensação da hipertensão e elevar os níveis de colesterol e triglicérides
Escolhas saudáveis são a chave para a consciência não pesar depois
1 de 3

Não exagere nas bebidas de fim de ano e mantenha boa ingestão de água

Giselleflissak/GettyImages
2 de 3

Tente manter o padrão alimentar. O exagero de sal e comidas pesadas pode piorar a compensação da hipertensão e elevar os níveis de colesterol e triglicérides

MaFelipe/GettyImages
3 de 3

Escolhas saudáveis são a chave para a consciência não pesar depois

FG Trade/GettyImages

Veja os 5 alimentos menos saudáveis da ceia:

1. Rabanada

Apesar de saborosa, a rabanada é um prato extremamente calórico, gorduroso e dificilmente as pessoas conseguem comer uma unidade só. “A rabanada pode causar picos de glicose no sangue, sendo uma preocupação para diabéticos ou pessoas com resistência à insulinica”, aponta o médico Christian Aguiar, pós-graduado em Nutrologia.

2. Panetone

Consumir panetone em grande quantidade pode resultar em problemas de saúde a longo prazo, como acidente vascular cerebral (AVC). O alimento tem alto teor de açúcar, gordura e farinha refinada.

3. Maionese

A maionese é um ingrediente bastante gorduroso e, além disso, pode levar a infecções uma vez que variações de temperatura podem estragá-la.

4. Bacon

Geralmente, a farofa da ceia contém pedaços do bacon, que é uma carne ultraprocessada. “O consumo de industrializados, como o bacon, tem sido associado a um risco aumentado de certos tipos de câncer, especialmente o câncer colorretal”, alerta o médico.

5. Frutas secas e/ou cristalizadas

As frutas secas e/ou cristalizadas são opções que também merecem atenção devido ao alto teor de açúcar, o que favorece picos de glicose no sangue.

Vejas os 5 alimentos mais saudáveis da ceia:

1. Frango

O frango é uma excelente fonte de proteína, essencial para a construção e reparo de tecidos. Também é uma carne magra, o que diminui o aporte de calorias.

2. Peixe

Além de proteína, os peixes fornecem ácidos graxos e ômega-3, que são benéficos para a saúde cardiovascular e cerebral.

3. Lentilha

A lentilha é um alimento altamente nutritivo e saudável. Ela é uma das melhores fontes de proteína vegetal, e também contém fibras, ferro, manganês, fósforo, cobre e potássio.

4. Oleaginosas

As nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e pistaches são oleaginosas com excelente teor de gorduras insaturadas, que fazem bem para a saúde do coração.

5. Frutas naturais

Quando consumidas sem açúcar cristalizado, as frutas são fontes de vitaminas que fortalecem o sistema imunológico, além das fibras que podem controlar o índice glicêmico e facilitar o trânsito intestinal.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?