Ceia de Natal: confira quais são os melhores e os piores alimentos
Dezembro é marcado por ceias com grande diversidade e fartura de alimentos. Saber fazer escolhas saudáveis alivia o peso na consciência
atualizado
Compartilhar notícia
O mês de dezembro é marcado por celebrações e festas que apresentam grande diversidade e fartura de alimentos. As opções, entretanto, costumam ser cheias de açúcar, sal ou gordura, representando um aporte de calorias exagerado para o corpo.
A nutricionista Camila Pedrosa, da clínica Viver Nutrição, de Brasília, lembra que as festas de fim de ano são um momento de celebração, e isso inclui comer alimentos típicos do período, que são significativos para a nossa memória afetiva.
Para os que estão preocupados com a possibilidade de engordar, Camila sugere moderação e boas escolhas. “Para manter o equilíbrio no período de festas, sugerimos que a pessoa não exagere, não coma até passar mal e faça boas escolhas entre as várias opções disponíveis. É fundamental avaliar se vale a pena continuar repetindo o prato preferido várias e várias vezes”, aponta.
Camila e o médico Christian Aguiar nos ajudaram a montar a lista dos melhores e piores alimentos da ceia, do ponto de vista da saúde. Confira!
Veja os 5 alimentos menos saudáveis da ceia:
1. Rabanada
Apesar de saborosa, a rabanada é um prato extremamente calórico, gorduroso e dificilmente as pessoas conseguem comer uma unidade só. “A rabanada pode causar picos de glicose no sangue, sendo uma preocupação para diabéticos ou pessoas com resistência à insulinica”, aponta o médico Christian Aguiar, pós-graduado em Nutrologia.
2. Panetone
Consumir panetone em grande quantidade pode resultar em problemas de saúde a longo prazo, como acidente vascular cerebral (AVC). O alimento tem alto teor de açúcar, gordura e farinha refinada.
3. Maionese
A maionese é um ingrediente bastante gorduroso e, além disso, pode levar a infecções uma vez que variações de temperatura podem estragá-la.
4. Bacon
Geralmente, a farofa da ceia contém pedaços do bacon, que é uma carne ultraprocessada. “O consumo de industrializados, como o bacon, tem sido associado a um risco aumentado de certos tipos de câncer, especialmente o câncer colorretal”, alerta o médico.
5. Frutas secas e/ou cristalizadas
As frutas secas e/ou cristalizadas são opções que também merecem atenção devido ao alto teor de açúcar, o que favorece picos de glicose no sangue.
Vejas os 5 alimentos mais saudáveis da ceia:
1. Frango
O frango é uma excelente fonte de proteína, essencial para a construção e reparo de tecidos. Também é uma carne magra, o que diminui o aporte de calorias.
2. Peixe
Além de proteína, os peixes fornecem ácidos graxos e ômega-3, que são benéficos para a saúde cardiovascular e cerebral.
3. Lentilha
A lentilha é um alimento altamente nutritivo e saudável. Ela é uma das melhores fontes de proteína vegetal, e também contém fibras, ferro, manganês, fósforo, cobre e potássio.
4. Oleaginosas
As nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e pistaches são oleaginosas com excelente teor de gorduras insaturadas, que fazem bem para a saúde do coração.
5. Frutas naturais
Quando consumidas sem açúcar cristalizado, as frutas são fontes de vitaminas que fortalecem o sistema imunológico, além das fibras que podem controlar o índice glicêmico e facilitar o trânsito intestinal.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!